Como adquirir uma virtude?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

A virtudes morais são aquelas que até os pagãos podem adquirir. Elas são hábitos bons, por conta da repetição de valores. Os hábitos bons diminuem as resistências de nossa má natureza, para agir bem diante das situações do dia a dia. Eles tornam dóceis as faculdades, as aperfeiçoam no seu exercício.

Nosso Catecismo nos diz que “A virtude é uma disposição habitual e firme para praticar o bem. Permite a pessoa não somente praticar atos bons, mas dar o melhor de si mesma. A pessoa virtuosa tende para o bem com todas as suas forças sensíveis e espirituais; procura o bem e opta por ele em atos concretos” (CIC 1803).

Significado de Virtuosa
adjetivo Repleto de virtudes (boas características morais); honrado, honesto. Que expressa boa conduta; em conformidade com o correto. Cheio de ânimo de boa vontade; esforçado.

Uma pessoa virtuosa é aquela que realiza o bem de acordo com suas inclinações mais íntimas. É ser e agir sempre direcionado ao que é bom e justo. A palavra virtude diz de excelência ou perfeição moral. Os virtuosos são aqueles que evitam o mal e conduzem sua vida na busca dos verdadeiros valores.

Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Coragem. Coragem não é ausência de medo, é a força para seguir em frente mesmo diante do medo. A coragem é, talvez, a virtude mais importante a ser desenvolvida.

Valorize aqueles que estão à sua volta e estabeleça relações de confiança. Tenha empatia, coloque-se no lugar do outro e tente perceber como ele se sente e quais são os seus motivos. Tenha inteligência social, seja prestativo e amável: experimente sorrir ao invés de resmungar.

Resposta: A virtude não é dada ao homem inatamente, mas é através da prática, do hábito, da educação que nos tornamos virtuosos. Não agimos corretamente porque temos virtude, mas temos virtude porque agimos corretamente, nos diz Aristóteles.

Virtude acontece quando há um equilíbrio perfeito entre os princípios morais e a vontade humana. No dia a dia, o termo virtude é utilizado para designar as qualidades gerais de um indivíduo. Já a expressão “em virtude de” traz como significado “devido a”, “visto que”, “uma vez que”, entre outros.

A virtude conduz os indivíduos a agir corretamente, em benefício próprio e das pessoas afetadas pelas suas ações. A boa ação é a ação virtuosa, que contém em si a virtude, está relacionada com o domínio dos impulsos e desejos egoístas em prol do respeito à vida em sociedade (vida coletiva).

Vício e virtude são nada mais do que atitudes criadas pelo homem, e como tal podem ser modificadas por ele. A virtude provoca o prazer, e o vício, a dor; sendo assim, escolher um ou outro cabe a nós e a nossa inteligência.

O excesso ou a falta de uma virtude é que a transforma em vicio. Por exemplo: A coragem é uma virtude, e seus vícios são: Temeridade ( excesso de coragem) e covardia ( falta de coragem).

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.

29. A virtude tem poder (ver Marcos 5:30). No Guia para Estudo das Escrituras, o “sacerdócio” é definido como “autoridade e poder concedidos por Deus ao homem para agir em todas as coisas relacionadas com a salvação” (D&C 50:26–27).

Confira quais são as cinco estratégias do Projeto das Virtudes para trabalhar com os valores na escola e em casa:

  1. Falar a linguagem das virtudes. ...
  2. Usar a virtude como um guia. ...
  3. Estabelecer limites, tendo uma virtude como referência. ...
  4. Ser coerente em todos os ambientes. ...
  5. Mostrar-se presente.

A maior virtude de todas: a Caridade
A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, trabalhador, sóbrio, modesto, são as qualidades do homem virtuoso.