Como adoçar o café para diabético?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Diabéticos podem consumir açúcar, desde que de forma consciente e moderada. Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Conforme explicado no site minha vida pela Doutora Clarissa Fujiwara, nutricionista e mestre em ciências pelas USP, consumir açúcar, seja ele refinado ou mascavo pode descontrolar a glicemia e, portanto, pessoas com diabetes devem evitar seu consumo.

Diabéticos devem evitar o consumo de açúcar refinado, mascavo e light e dar preferência aos adoçantes, mas é sempre importante estar atento às recomendações de médicos e nutricionistas.

O adoçante líquido Stevita é um produto de alta qualidade, e com bom preço no mercado. Ele é super seguro por ser 100% natural, não tem calorias, além de ser livre de lactose e glúten e corantes artificiais. É uma boa opção para doçar o cafezinho de forma mais rápida e prática.

Wilton diz que a substância ideal para adoçar o café deve ser aquela que “rouba” a menor quantidade de sabor, e também acredita que a sucralose é a melhor opção. Segundo ele, o açúcar granulado pode até adicionar doçura, mas não fornece um sabor mais profundo ou complexo.

Uma xícara de café com uma colher de chá de mel ou melado de cana, transforma o café. Para quem tem o paladar muito doce e não fica sem café adoçado, esta é uma das melhores formas de deixar o café bem adoçado com ingredientes naturais.

Coloque um pouquinho de limão, diretamente no café e é correr para o abraço do sabor delicioso.

  1. Frutas tropicais podem auxiliar como substitutas do açúcar.
  2. A canela de pau é uma ótima ideia para substituir o açúcar.
  3. Prefira o chocolate 70% cacau. É uma delícia.

A melhor opção para diabéticos
Os refinados não são indicados para os diabéticos, pois são açúcares "de rápida absorção, que elevam rapidamente a glicemia", afirma Sousa. A melhor opção para pacientes de diabetes são os adoçantes naturais a base de estévia e o açúcar light, por ter menor teor de sacarose.

A boa notícia foi que a maior ingestão de bebidas como café, água, chá e leite com baixo teor de gordura resultou em menor risco para os pacientes.

Índice glicêmico baixo: A Stevia tem um índice glicêmico baixo, o que significa que não causa picos de açúcar no sangue, sendo adequada para pessoas com diabetes. Natural: Por ser extraída de uma planta, a Stevia é considerada uma opção mais natural em comparação com adoçantes artificiais.

sucralose

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.

Os diabéticos podem consumir mel, açúcar mascavo e caldo de cana sem problemas? Não. Os alimentos citados na pergunta têm açúcar do tipo sacarose, em resumo, o maior vilão dos diabéticos. Sem o controle e a compensação, os níveis de glicose podem subir e desencadear uma crise.

A recomendação é que o açúcar não ultrapasse 10% do valor energético total da alimentação. Exemplificando: para uma pessoa que consome 2000 kcal/dia, o consumo máximo seria de 2 colheres de sopa de açúcar por dia.

O açúcar em excesso pode levar ao ganho de peso, problemas metabólicos, diabetes e cáries. Por outro lado, a sucralose, como adoçante artificial, tem sido associada a efeitos negativos na flora intestinal e pode aumentar o apetite.

Ingestão diária máxima de 5,0 mg/Kg de peso corpóreo/dia. De forma prática, para uma pessoa de 70Kg atingir a dose máxima recomendada por dia, ela teria que ingerir 3 vidros e meio de adoçante por dia, o que equivaleria aproximadamente a 125 gotas por quilo de peso/dia.

“Para um cafezinho (xícara de café com aproximadamente 50 mL), algo entre 1 e 2 gotinhas de adoçante basta. Se for a versão em pó, 1 colher de café é o suficiente”, afirma a nutricionista.