Como administrar soro antirrábico?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O volume total do soro antirrábico, ou o máximo possível deve ser infiltrada no local do ferimento e o volume restante pode ser aplicado por via IM, se houver, podendo ser usada a região glútea. A infiltração no local do ferimento é importante para a neutralização e diminuição da replicação viral.

- Regra para o cálculo: Peso x 40 ÷ 200. Paciente com 40 kg. 40 kg x 40UI= 1600UI. Divide-se o total de Unidades Internacionais (UI), necessárias para o paciente (1600UI), por 200UI e obtêm o total em ml de soro a ser administrado em ml= 8ml.

– O soro deve ser administrado no dia 0 ou o mais rápido possível e no máximo até 7 dias da aplicação da primeira dose da vacina. Após esse prazo, o soro é contraindicado. Doses: – Soro antirrábico (SAR): 40UI/kg de peso.

Nestas circunstâncias, a administração do soro antirrábico, heterólogo e hiperimune, dilata o período de incubação da doença, proporcionando um tempo mais longo para a instalação de imunidade ativa induzida pela vacina que deve ser aplicada concomitantemente.

O soro antirrábico é apresentado em frasco-ampola contendo 5 mL de solução injetável da fração F(ab`)2 de imunoglobulinas heterólogas, específicas e purificadas, no total de no mínimo 1.000 UI, para neutralização do vírus rábico (neutralização determinada em camundongos).

Desde 2016, o Ministério da Saúde e o Instituto Pasteur preconizam para a profilaxia de pós-exposição, a utilização do esquema de 4 doses da vacina anti-rábica humana VARH (Vero), podendo ser aplicada por via intramuscular ou intradérmica. Recomenda-se manter para todas as doses a mesma via da aplicação da 1ª dose.

Cinco doses da vacina raiva (inativada) (0,5mL) devem ser administradas em D0, D3, D7, D14 e D30. Imunoglobulinas antirrábica (RIGs) deve ser administrada concomitantemente com a primeira dose em caso de uma grave lesão (categoria III, segundo a OMS de classificação de risco da raiva).

Quando não for possível infiltrar toda a dose, aplicar o máximo possível e, a quantidade restante (a menor possível), aplicar pela via intramuscular, podendo ser utilizada a região glútea. Sempre aplicar em local anatômico diferente do que foi aplicada a vacina.

A dose indicada do soro heterólogo é de 40 UI/kg de peso do paciente (0,2ml/kg). Não existe limite de dose (proceder cálculo para peso >100kg).

Acidentes Graves com cães ou gatos
Se o animal morrer, desaparecer ou ficar com suspeita de raiva nesse período = completar as 4 doses da vacina (sendo a 3ª dose entre os dias 7 e 10 pós-acidente e a 4ª dose no 14º dia após o acidente).

Se a vacina estiver indicada, deve ser dada o mais rápido possível mas pode ser feita até 72 horas da exposição. Se o soro estiver indicado, ele deve ser aplicado o mais rápido possível, antes da vacina e se não for, deve ser feito até 7 dias após o acidente.

A imunoglobulina (IgAR) é administrada em dose única de 20UI/Kg (0,133mL/Kg), sendo a dose máxima de 1.500 UI, independente do peso, tanto em crianças como em adultos. Recomenda-se a infiltração o máximo de quantidade possível no lugar da lesão e o restante por via intramuscular.

Qual o tempo máximo que posso tomar a vacina contra raiva depois de ser mordido? De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina raiva deve ser administrada logo após o contato com o animal infectado.

“O protocolo leva em consideração a condição do animal, a extensão e localização do ferimento. Se o cão for doméstico, vacinado e a ferida no corpo do ser humano for leve e superficial, em tronco ou membros, a recomendação é observar o animal por dez dias.

O soro já contém os anticorpos necessários para impedir que um microrganismo ou suas toxinas que estão presentes em nosso organismo causem a doença. Já a vacina induz o sistema imune a produzir anticorpos e células de defesa para combater a doença.

A diferença entre esses dois produtos está no fato dos soros já conterem os anticorpos necessários para combater uma determinada doença ou intoxicação, enquanto que as vacinas contêm agentes infecciosos incapazes de provocar a doença (a vacina é inócua), mas que induzem o sistema imunológico da pessoa a produzir ...

Os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo. A produção de soro é realizada no corpo de outro ser vivo, que normalmente é um mamífero de grande porte, como um cavalo.