Como administrar Citoneurin 5000?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Para aplicar Citoneurin® 1.000 e Citoneurin® 5.000 Solução injetável, aspirar para uma seringa com capacidade mínima de 2 ml, o conteúdo de uma ampola I e o de uma ampola II. A mistura deve ser aplicada por via intramuscular profunda, de preferência nas nádegas.

Citoneurin® deve ser tomado após as refeições. Pacientes com mal de Parkinson tratados com medicamentos contendo somente levodopa não devem fazer uso simultâneo de outros medicamentos contendo doses elevadas de vitamina B6, uma vez que esta vitamina reduz o efeito da levodopa.

Como se usa
Administração: profunda, no quadrante superior externo das nádegas. doses em termos de Vitamina B12. anemia perniciosa: iniciar com 100 mcg por dia, via intramuscular, durante 2 semanas. Depois 100 mcg por dia, a cada 30 dias, via intramuscular, como dose de manutenção.

Citoneurin é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos), que são manifestações de neuropatia e podem se evidenciar através de sintomas como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

Citoneurin® não deve ser utilizado em neuralgias e neurites graves. Há relatos de neuropatia induzida pela vitamina B6 quando utilizada em doses diárias superiores a 50 mg durante uso prolongado (6-12 meses), assim, recomenda-se monitoramento regular em tratamentos de longa duração.

Citoneurin® 1000 injetável
Uma injeção (ampola I + ampola II – solução vermelha) uma vez por dia ou conforme orientação médica.

Citoneurin® 5000 injetável: uma injeção (ampola I + ampola II – solução vermelha) uma vez por semana ou conforme orientação médica.

Posologia CITONEURIN® Uma a duas drágeas, três vezes ao dia, sem mastigar, com pequena quantidade de líquido, após as refeições. Em casos graves, a dose poderá ser aumentada a critério médico. CITONEURIN® 5000 Duas a quatro drágeas ao dia, sem mastigar, com pequena quantidade de líquido, após as refeições.

Suplementação de vitaminas do complexo B: A dose usualmente recomendada é de uma drágea uma vez semana ou conforme orientação médica. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. A critério médico. Citoneurin® não é recomendado para crianças.

Dor e irritação no local da injeção, enjoo, vômitos, diarreia, dor abdominal, transpiração excessiva, batimentos cardíacos, acelerados, coceira, urticária, acne, lesões da pele inflamadas. Choque anafilático pode ocorrer numa frequência muito rara (menos de 0,01% dos pacientes que utilizam o medicamento).

Sua meia-vida biológica é longa, cerca de 36 a 72 horas, o que permite seu emprego em intervalos de dois a três dias. Antagonizando as reações inflamatórias, a dexametasona proporciona rápido alívio da dor em processos de origem reumática ou traumática.

Para aplicar Citoneurin 5000 Injetável, é necessário aspirar para uma seringa o conteúdo de uma ampola I e o de uma ampola II. Essa mistura deve ser aplicada por via intramuscular profunda, de preferência nas nádegas. Ao abrir uma ampola, é necessário utilizar o conteúdo dela imediatamente.

Agulha para Sutura B12 c/ 12 Un - Procare. se proceder a sutura, é recomendada a utilização de uma porta agulha. As agulhas cirúrgicas são utilizadas juntamente com os fios de sutura, para fechar feridas de origem cirúrgicas e ou proveniente de acidentes.

Citoneurin® não deve ser utilizado por pessoas com reconhecida hipersensibilidade (alergia) à tiamina (vitamina B1) ou a qualquer outro componente do produto. O uso também é contraindicado em pacientes com mal de Parkinson sob tratamento com medicamento contendo somente levodopa.

Dexametasona (oral; injetável)

A vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem vegetal quando são fortificados, isto é, quando a indústria adiciona a vitamina B12 artificial em produtos como bebida de soja, de arroz ou de aveia, produtos à base de soja e cereais matinais, por exemplo.

A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução. Naqueles pacientes que não tiverem resposta clínica ou hematológica com 2 meses de tratamento, o nível de vitamina B12 pode ser medido em 1 mês após o término da terapia proposta.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [6].