Como adaptar o berço para bebê com refluxo?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 5 votos

Os especialistas recomendam inclinar o berço em um ângulo de 30 graus, formando uma rampa onde a cabeça do bebê se mantenha mais alta do que o restante do corpo.

A melhor posição para o bebê que tem refluxo dormir continua sendo a de barriga para cima. Entretanto, uma opção seria deitar o bebê de bruços por meia hora depois da mamadeira ou da amamentação, o que pode ajudar no esvaziamento gástrico e diminuir o desconforto para o bebê.

O ideal é que o travesseiro seja colocado por cima do colchão do berço, porém, por baixo do lençol para ficar bem preso e evitar que ele se desloque.

“Geralmente o problema diminui a partir dos 6 meses e acaba por volta de 1 ano”, conta o pediatra Mauro Toporovski. Isso porque o sistema digestivo passa a funcionar com mais competência.

O travesseiro antirrefluxo é uma espécie de almofada de espuma com formato triangular e serve para apoiar o corpo deitado com um pequeno ângulo de inclinação, que pode chegar até 45°. Dessa forma, a cabeça e o tronco do bebê ficam mais altos do que o resto do corpo, evitando que o refluxo aconteça.

Mantenha o bebé numa posição vertical sobre o seu ombro, mesmo que este tenha adormecido. Apoie bem a cabeça do bebé sobre o seu ombro, de forma a que a barriga esteja a ser ligeiramente pressionada.

- Após a amamentação, deixe o bebê em pé, no colo, por pelo menos 20 minutos antes de deitá-lo; - Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça; - Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação.

Posição correta
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

Muito se tem discutido a respeito da posição mais adequada para o sono dos bebês com refluxo. Alguns estudos científicos demonstraram que a melhor posição para dormir é a prona (barriga para baixo) com a cabeceira da cama levemente elevada.

Considera-se que certos alimentos podem ter algum efeito no refluxo da criança: produtos lácteos, cafeína, pimentas, gordurosos e as comidas ácidas. Se quiser fazer regime, consulte sempre o seu médico.

Aptamil AR é uma fórmula infantil para bebês de 0 a 36 meses de vida, indicado para lactentes com refluxo e/ou regurgitação. Destinado a necessidades dietoterápicas específicas espessadas com goma jataí.

Por ter uma inclinação adequada e ser um método externo muito importante no tratamento contra o refluxo, a maioria dos médicos recomenda a utilização desse travesseiro em substituição à medicação habitual, principalmente no caso de bebês.

Os pediatras recomendam que os bebês até 6 meses de idade não durmam com travesseiros ou qualquer outro objeto dentro do berço, para prevenir a síndrome da morte súbita para recém-nascidos que podem sofrer sufocamento muito facilmente quando estão nessa idade.

Ao contrário do que a maioria pensa o travesseiro antirefluxo ele é indicado para todos os bebês, não é só para quem tem refluxo não. Principalmente porque o bebê regurgita, e o travesseiro antirefluxo possui uma inclinação de 30 graus favorável à digestão e respiração do neném.