Como acordar com a boca cheirosa?

Perguntado por: hveiga6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

O mais importante é manter uma rotina de higiene bucal completa, abrangendo a escovação correta, uso do fio dental e limpeza da língua, utilizando limpadores específico ou costas de determinadas escovas de dente. Esses hábitos devem ser feitos após as refeições e, principalmente, antes de dormir.

Muitas são as causas deste mal, incluindo:
Gengivite. Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola; Tabaco e produtos alcoólicos; Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono);

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Nosso corpo tem um mecanismo no cérebro que “apaga” os cheiros que são contínuos, por isso não conseguimos sentir o próprio hálito porque o nosso. O ideal é conversar com os amigos mais próximos e falar com seu dentista.

Quais são os sintomas do mau hálito? O principal sintoma dessa condição é o odor desagradável e persistente no ar exalado pela boca. Além disso, não há outro sintoma.

Para evitar o aspecto de língua branca, é importante manter uma rotina de higiene bucal adequada. “Recomenda-se iniciar o processo pelo fio dental, depois utilizar o raspador de língua e, por fim, realizar a escovação dos dentes”, conta a dentista.

O mau hálito, ou halitose, é comumente associado à falta de higiene bucal, que provoca cárie, placa bacteriana, gengivite e outras doenças periodontais (inflamações que atacam a gengiva).

Chá para mau hálito ajuda a combater as bactérias causadoras da halitose e ainda mantém a saúde bucal

  • 1.1. Chá de cravo-da-índia.
  • 1.2. Chá de gengibre.
  • 1.3. Chá verde.
  • 1.4. Chá de hortelã
  • 1.5. Chá preto.
  • 1.6. Chá de alcaçuz.

Use o fio dental
O fio dental forma uma bela dupla com a escova contra as bactérias da boca. Ele remove os resíduos alimentares de áreas que a escovação não alcançou. O ideal é usá-lo após as refeições e antes de dormir. Se inflamar, continue usando, pois depois de 3 dias a inflamação diminui e o sangramento cessa.

Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça. A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco.

“Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”, destaca.

Tung Gel Original é um gel desenvolvido especialmente para limpar a língua, prevenindo e protegendo-a contra as bactérias causadoras do mau hálito. Formulado com ingredientes naturais e Zinco, atua diretamente na superfície da língua, incluindo os cantos e pequenas fendas.

Para fazer o uso dessa mistura, coloque uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de vinagre em um copo de água. Misture o líquido e lave a boca com ele. Depois de alguns segundos fazendo gargarejo, cuspa a substância.

A limpeza da língua precisa ser feita duas vezes por dia. Se não for possível, pelo menos à noite antes de dormir. Inicie a higiene bucal pelo fio dental, depois limpe a língua e, por fim, escove os dentes. Os dentistas recomendam esse processo, pois a pasta de dente pode dificultar a remoção da saburra lingual.

Pode raspar a língua com a colher? Pode sim. Você vai posicionar a colher limpa virada para baixo na parte de trás da língua e ir “puxando” a parte branca da língua para a ponta. Repita o processo até perceber que o excesso saiu, sempre maneirando na pressão para não causar nenhum trauma na sua língua.

Isso porque raspar a língua quando acorda – antes mesmo de ingerir água ou qualquer outro tipo de líquido – impede que as impurezas que foram expelidas durante a noite sejam ingeridas e reabsorvidas pelo sistema digestivo. O importante é que o hábito faça parte da rotina.

De acordo com ela, uma língua esbranquiçada pode indicar deficiência de ferro ou biotina (vitamina que desempenha papel na manutenção da pele).