Como aconteceu o processo de formação da crosta terrestre da atmosfera e da hidrosfera?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A formação da crosta terrestre ocorreu há cerca de 4,5 bilhões de anos no Pré-Cambriano. Nesse tempo geológico ocorreu o resfriamento do magma, resultando na cristalização de minerais e a transformação molecular das rochas, classificadas como magmáticas e metamórficas.

Resposta. os materiais mais densos da Terra juntaram-se no centro dela formando um núcleo, em torno do núcleo se acumulou materiais menos densos, o manto, formando uma mistura pastosa de rochas, o magma, restou apenas, na superfície do planeta uma fina camada, a Crosta Terrestre.

Assim, temos a divisão da crosta em duas camadas de composições mineralógicas distintas, a sima e a sial. A camada sima, mais interna, é formada basicamente por sílica e magnésio. Já a camada mais externa, a sial, é composta principalmente por silício e alumínio.

A atmosfera é a camada que reveste a Terra externamente.
Ela é composta por inúmeros gases que fornecem proteção ao nosso planeta. Já a hidrosfera, como o próprio nome já diz, é uma cada mais interna que abrange a água e outras partes líquidas dispersas pelo globo.

A hidrosfera corresponde a toda composição de água da Terra, envolvendo lagos, rios, mares, oceanos, águas subterrâneas, umidade de ar e outros elementos.

A hidrosfera surgiu há bilhões de anos em decorrência do resfriamento do planeta, sendo formada por um volume fixo de água que é de aproximadamente 1,4 bilhão de km³. A maior parte dessa água está armazenada nos oceanos, e menos de 3% corresponde à água doce distribuída entre geleiras, rios, lagos e aquíferos.

Em termos de localização, a crosta terrestre pode ser dividida em duas partes: a crosta oceânica e a crosta continental. A oceânica é a mais fina, com uma profundidade que varia entre 5 e 10 quilômetros, enquanto a continental é mais grossa, variando entre 30 e 70 quilômetros.

crosta terrestre

Nós vivemos no planeta Terra, em uma camada chamada “crosta terrestre”.

Com a utilização de aparelhos que puderam comprovar o “crescimento dos oceanos”, os cientistas elaboraram a Teoria das Placas Tectônicas, que explica como os continentes chegaram à atual posição. As placas tectônicas são grandes blocos que formam a crosta terrestre e flutuam sobre o magma.

Quando a Terra começou o processo de esfriamento, muitos minerais se solidificaram e formaram as primeiras rochas do planeta - as rochas magmáticas.

O manto superior é responsável ainda pela movimentação das placas tectônicas que formam a crosta. Já em relação ao manto inferior, a sua estruturação é basicamente líquida, uma vez que as rochas presentes nessa camada se dissolvem, em razão do calor proveniente do núcleo.

A Crosta Terrestre é a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais.

A atmosfera é o envoltório gasoso do planeta Terra. Sendo assim, essa importante camada é formada essencialmente por gases, estando o nitrogênio e o oxigênio presentes em maior quantidade. Vapor d'água é também encontrado na atmosfera, mas em volume menor quando comparado ao conjunto de gases.

A estrutura interna da Terra, que apresenta a litosfera como parte superficial, é dividida basicamente nas camadas crosta, manto e núcleo. Acima da litosfera, estão as camadas gasosa (atmosfera) e líquida (hidrosfera). Já o conjunto de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera.

Teorias indicam que a formação da hidrosfera se deu a bilhões de anos atrás, a partir de gases expelidos do interior do planeta por vulcões e gêiseres. Com o resfriamento gradual da Terra esses vapores começaram a se condensar e precipitar água no estado líquido.

A atmosfera terrestre é composta basicamente de uma mistura de gases, sendo 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio. Além disso, são encontrados traços de gás carbônico, vapor d'água e outros gases, mas em quantidades bem pequenas.

Para que serve? A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas! Como funciona? Ela envolve nosso planeta como uma casca de laranja e é dividida em cinco camadas!

Hidrosfera refere-se à toda a água encontrada em nosso planeta (sólida, líquida e gasosa). Dessa forma, a definição de hidrosfera é bastante ampla e não se restringe aos oceanos, ainda que eles sejam responsáveis pela cobertura de 2/3 da superfície da Terra, lagos e rios.

- A hidrosfera é um dos principais agentes modeladores da geosfera, devido à atuação da água como um agente erosivo, físico e químico, alterando assim a composição, estrutura e distribuição das rochas das camadas mais superficiais da crusta.