Como aconteceu o envelhecimento populacional no Brasil?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os fatores que explicam o envelhecimento populacional estão ligados à queda da fecundidade e da taxa de mortalidade bem como ao aumento da expetativa média de vida das pessoas.

A redução das taxas de natalidade e mortalidade são as principais causas do constante envelhecimento populacional. Assim, a pirâmide etária brasileira passa por um processo de transição, reduzindo o ingresso de crianças e, consequentemente, impactando no número da população jovem.

O envelhecimento populacional é, hoje, um proeminente fenômeno mundial. Isto significa um crescimento mais elevado da população idosa com relação aos demais grupos etários.

Pode-se dizer que, grosso modo, o envelhecimento da população brasileira é reflexo direto da queda da fecundidade. Cabe ressaltar que, entre as décadas de 1940 e 1960, houve significativa redução das taxas de mortalidade, o que, por sua vez, acarretou um relativo aumento da taxa de crescimento populacional.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Quais os principais desafios? Aumento das doenças crônico-degenerativas, que muda o panorama das condições de saúde da população brasileira. Implementar novos centros de acolhimento para pessoas com 60 anos ou mais, com infraestrutura adequada para um bom atendimento.

No caso brasileiro, a população tem envelhecido mais por conta das melhores condições sociais e econômicas dos mais jovens que optam por ter menos filhos, além da maior disponibilidade de acesso a serviços de saúde para a população mais velha, ocorrida nos últimos anos.

A estrutura familiar e social, assinala, não contempla a inclusão dos idosos. “Quem dava apoio [aos idosos] era a família, mas essa estrutura se perdeu. Hoje, cada um está envolvido com a sua vida. Além disso, as cidades grandes não estão adaptadas para um idoso.”

As 4 dimensões:

  • I.Biológica. Do ponto de vista biológico, envelhecer é um processo multifatorial. ...
  • II.Cronológica. Esta dimensão refere-se ao tempo transcorrido a partir de um momento específico: a data de nascimento do indivíduo. ...
  • III.Psíquica. ...
  • IV.Sociocultural.

A Organização Mundial de Saúde prioriza 4 pilares para um envelhecimento ativo:

  • COGNITIVO. ...
  • SOCIAL. ...
  • FÍSICO. ...
  • APRENDIZAGEM. ...
  • E qual é o impacto do envelhecimento dos seus pais na sua vida?

O envelhecimento populacional é resultado da queda da taxa de mortalidade, devido às melhorias na qualidade de vida e da grande queda da taxa de natalidade.

Entre as principais consequências econômicas do envelhecimento populacional, têm-se as mudanças no mercado de trabalho (redução do crescimento ou até declínio da oferta de trabalhadores e aumento da participação de idosos no mercado de trabalho), seu impacto no crescimento econômico, as alterações nos padrões de ...

O declínio da fecundidade é o principal determinante do envelhecimento populacional. Uma população torna-se mais velha à medida que aumenta a proporção de indivíduos idosos e diminui a proporção de indivíduos mais jovens.

Existem inúmeros desafios trazidos pelo envelhecimento da população brasileira: o desafio para a família, o desafio da pobreza, da aposentadoria, das intituições de longa permanência, principalmente, o desafio da promoção da saúde e da formação de recursos humanos em Gerontologia.

Conheça as principais causas do envelhecimento

  • Falta de hidratação. A base para uma pele saudável é a hidratação. ...
  • Alimentação inadequada. ...
  • Sono de má qualidade. ...
  • Sedentarismo. ...
  • Estresse. ...
  • Fotoenvelhecimento. ...
  • Tabagismo.

Envelhecimento Biológico: Irreversível, sensível a agressões do ambiente. Envelhecimento Funcional: Nível de adaptação no ambiente de acordo com a idade cronológica. Envelhecimento Social: Modificações no comportamento e desempenho de papéis sociais de acordo com sua idade.

Com o avanço da idade, uma das consequências é a redução do teor de água no organismo do idoso, o que pode levar à desidratação. Além disso, também há uma redução da massa muscular, o que pode desenvolver a sarcopenia, e uma redução da massa óssea, o que pode desenvolver um quadro de osteoporose.

A principal consequência socioeconômica da redução da taxa de natalidade e, consequentemente, do envelhecimento populacional é a redução da chamada População Economicamente Ativa (PEA). Logo, países que passam por esse fenômeno demográfico apresentam uma redução da mão de obra disponível para trabalho.

Outro desafio do país é aumentar a oferta de políticas públicas que garantam que a população idosa envelheça de forma ativa. “Não adianta um corpo vivo. É preciso que a mente e as relações das pessoas idosas estejam em atividade”, afirma. Uma das questões mais relevantes para ele é a política de acolhimento.

Com o envelhecimento da população, o número de idosos será cada vez maior e a necessidade de revisão do lugar do velho em nossa sociedade, dá novo verniz às relações e ao envelhecimento. A velhice precisa ser lugar comum a todos, sem que sejam vistos como excluídos e desprovidos.