Como acontece atualmente o processo de desconcentração industrial no espaço geográfico nacional e no Mundial?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O processo de desconcentração industrial no espaço geográfico nacional e mundial decorre da migração de empresas para regiões com menores custos que possibilitem aumento das margens de lucro, bem como o fenômeno da desaceleração do crescimento de indústrias.

Entre os fatores que têm sido apontados como causas da desconcentração estão: o aumento das deseconomias de aglomeração nas metrópoles da Região Sudeste, as melhorias da infra-estrutura de transportes e comunicações e outros investimentos e incentivos estatais voltados para as regiões menos industrializadas (Alonso; ...

Atualmente o processo de desconcentração industrial acontece devido à elevação de custos nas regiões em que acontecem a industrialização. Considerando o melhor cenário econômico, os empresários buscam instalar fábricas em locais que a produção apresenta custos baixos e com os índices de lucros maiores.

A guerra fiscal entre as várias unidades da Federação, os salários mais baixos nas regiões menos desenvolvidas, a proximidade de fontes de matérias-primas, o nível da infraestrutura local e o desenvolvimento do Mercosul têm provocado o deslocamento da indústria em direção a diferentes regiões.

388) essa desconcentração industrial é a perda de importância relativa da indústria em regiões tradicionais em detrimento do desenvolvimento de outros locais com rápido crescimento econômico. Parte da concentração industrial no Brasil se deve às diferenças entre as regiões.

De acordo com CANO e SEMEGHINI (1992:101), isso ocorreu devido ao caráter de complementaridade da desconcentração espacial dos anos de 1970, em relação ao capital industrial e financeiro localizado em São Paulo, à manutenção do seu elevado peso na população urbana do país e, também, pela acelerada modernização de seu ...

O processo de desconcentração industrial no estado de São Paulo, iniciado na década de 1970, alterou profundamente seu mapa e território: a mancha metropolitana da capital se expandiu em direção ao Vale do Paraíba, Sorocaba e às regiões de Campinas e Ribeirão Preto, conglomerados urbanos especializados se formaram ao ...

segunda-feira, 28 de junho de 2021
Que importância tem a desconcentração industrial para a economia do país? Resposta: A desconcentração industrial permite que outras regiões tenham melhores condições de infraestrutura e ampliem as ofertas de emprego.

SOBRE AS CAUSAS DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO
Os fatores internos seriam basicamente dois, a saber: uma mudança na relação entre a elasticidade renda da demanda por produtos manufaturados e serviços e o crescimento mais rápido da produtividade na indústria do que no setor de serviços.

Além disso, ela explora exarcebadamente o ambiente ao redor no qual está instalada e despeja grandes quantidades de lixo no solo e no ar, podendo provocar alterações químicas que venham a comprometer a vegetação e a flora local.

Em termos simples, a desconcentração industrial é o fenômeno em que um grande número de empresas deixa algum complexo industrial (em cidades grandes) e vai se instalar em outras cidades, geralmente de pequeno porte.

Em um sentido mais amplo, entende-se o termo “concentração industrial” como um processo que consiste no aumento do controle exer- cido pelas grandes empresas sobre a atividade econômica.

Região Sudeste

A industrialização do Sudeste, região de maior destaque industrial e econômico do Brasil, ocorreu a partir do declínio do café, por volta de 1920. A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico.

Dependência econômica e tecnológica: A industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio do capital estrangeiro, a partir de empréstimos, e de tecnologia importada, já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar-se.

região Sudeste

No setor secundário, a região Sudeste apresenta a maior concentração de indústrias de grande e médio porte do Brasil, sendo a região mais industrializada do país e que possui empresas de vários setores econômicos.

Mas podemos dizer que a desconcentração industrial do Brasil passou a acontecer, de fato, a partir da década de 1990, quando a maior presença de infraestruturas (comunicação e meios de transporte) nas áreas anteriormente marginalizadas passou a apresentar um maior efeito.

Ocorre quando as atribuições administrativas são repartidas entre órgãos públicos pertencentes a uma única pessoa jurídica, mantendo a vinculação hierárquica.

Esse processo de desconcentração industrial foi ancorado por uma forte política de investimentos estatais nas áreas de infraestrutura de transporte, comunicação e energia e pela reorganização do território para atrair investimentos privados e estatais (principalmente com o estabelecimento da Cidade Industrial de ...