Como acontece a formação do húmus?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O húmus se forma como resultado da complexa interação, entre elementos orgânicos, inorgânicos e criaturas da biologia do solo, como micróbios, nematóides e minhocas. Ou seja, a formação de húmus é um processo biológico onde os organismos que habitam o solo transformam a matéria orgânica nele disponível.

Assim, o húmus é considerado o mais completo adubo, apresentando as seguintes características físico-químicas: não possui cheiro (inodoro), uma substância asséptica, rico em micronutrientes (ferro, boro, cobre, zinco, molibidênio, cloro) e macronutrientes (potássio, nitrogênio, fósforo), além de possuir textura macia ...

O húmus é uma substância constituída por matéria orgânica em decomposição, produzida principalmente pelas minhocas – os embuás, por exemplo, também produzem húmus – em seu processo de digestão. Essa substância apresenta coloração escura, é inodora, de textura leve e homogênea e rica em nutrientes.

O húmus de minhocas é uma substância que confere uma nutrição de qualidade para as plantas, além de prevenir algumas doenças. Ele possui diversos nutrientes, tais como nitrogênio, fósforo e potássio, além de alguns hormônios.

Mas, de maneira geral, o húmus é separado em quatro categorias:

  • Húmus marrom: Encontrado na vegetação viva, na matéria orgânica recentemente caída (serrapilheira), na turfa, em ervas marinhas em decomposição nas margens dos corpos d'água e onde crescem os fungos.
  • Húmus preto: ...
  • Húmus de transferência: ...
  • Húmus fóssil:

Para saber se o adubo já está pronto observe o aspecto do húmus. Ele estará pronto quando tiver o aspecto de borra de café.

O húmus ajuda a restabelecer a fertilidade de um solo e diminuir o uso de fertilizantes químicos, que, além de terem alto custo para os produtores, podem contaminar a água e o solo. Uma das opções de melhoria da qualidade do solo passa pela aplicação do húmus produzido pelas minhocas ou vermicomposto.

Em média, e 1,5 a 2,5 meses depois do início do processo de decomposição, o adubo orgânico fica pronto, dependendo também da qualidade dos resíduos orgânicos de cozinha, quantidade de minhocas no sistema, manejo e umidade.

solo humífero

O solo humífero possui grande percentual de húmus, matéria orgânica em decomposição; também pode ser produzido por minhocas. As bactérias e os fungos se alimentam desses organismos mortos, realizando a decomposição e liberando ao ambiente nutrientes que estavam presentes nos restos dos seres vivos.

Origem etimológica:latim humus, -i, solo, terra.

Um solo humífero é um solo rico em húmus. Húmus: restos orgânicos de animais decompostos, plantas, etc. Basta vários animais e plantas se decomporem em determinado espaço de solo para que o mesmo adquira húmus e se torne humífero.

O húmus é composto por frações de ácido húmico, ácido fúlvico e humina. Humina: É o maior componente das substâncias húmicas do solo. É uma fração insolúvel em meio ácido e alcalino que representa maior peso molecular. A humina é considerada o produto final do processo de humificação.

Para uma horta caseira, é recomendado em média o uso de 1 kg de húmus por metro quadrado, que deve ser misturado na terra na hora de fazer o canteiro. Maurício também sugere acrescentar, esporadicamente, mais um pouco de húmus por cima da terra dessa horta ou até mesmo de um vaso de planta.

A terra preta, também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. Esse solo, chamado solo humífero, contém cerca de 10% de húmus (composto de materiais orgânicos, ou seja, restos de animais e plantas mortas) e é bastante fértil.

Normalmente Homus dura na geladeira 7-10 dias.

O humus, ao contrário dos adubos orgânicos, pode ser utilizado em contato direto com as sementes e raízes, nas covas ou em linhas de plantio, pois apresenta pH neutro, não queimando as mesmas. Comparado com o esterco, o humus contém 10 vezes mais nutrientes.

No Brasil, são conhecidas entre 240 e 260 espécies, sendo as mais utilizadas para a produção de húmus as minhocas Vermelha-da-Califórnia e a Gigante-Africana. Ambas estão sendo usadas no minhocário da Embrapa.

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Possui solos ricos em húmus que lhe conferem alta fertilidade química. A flora das pradarias consiste em espécies herbáceas, especialmente capim.

A diferença fundamental entre húmus e restos orgânicos é que húmus já constitui um produto intermediário de decomposição, enquanto nos restos vegetais estes ainda devem ser produzidos. Quando, graças à ação de bactérias, diminui a quantidade de matéria orgânica ainda não decomposta, o efeito sobre o solo é benéfico.

Agora, se você quer saber o que é húmus de minhoca, é algo bem parecido. A diferença é que a decomposição é feita pelos animais anelídeos que chamamos de minhocas! Eles são bastante nutritivos e ótimos para as plantas.