Como acontece a fermentação alcoólica para a produção do pão?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Nesse processo de fermentação, as leveduras fermentam os açúcares, produzindo álcool etílico e dióxido de carbono. A produção de dióxido de carbono é responsável pelo crescimento da massa, e por ocorrer produção de álcool, esse processo é conhecido como fermentação alcoólica.

fermentação láctica

A fermentação láctica ocorre quando há presença de lactobacilos, ou seja, na fabricação de leites fermentados, queijos e iogurtes, por exemplo. O tipo alcoólico acontece com o uso de leveduras como no pão, vinho e cerveja.

A fermentação alcoólica ocorre em algumas bactérias e leveduras, entre elas a Saccharomyces cerevisae, amplamente utilizada na produção de bebidas alcoólicas e na panificação.

A fermentação alcoólica comumente utilizada na produção de cervejas e vinhos recebe essa denominação devido a produção de etanol + CO2 no seu produto final, possibilitada inicialmente pela descarboxilação do ácido pirúvico, é realizada principalmente pela levedura Sacharomyces cerevisiae.

A fermentação alcoólica é a principal etapa do processo de produção da aguardente de cana. Nessa etapa, o açúcar e outros componentes presentes no mosto são transformados em álcool etílico, gás carbônico e outros produtos que são responsáveis pela qualidade do produto final.

Quando ocorre o aquecimento da massa no forno, as leveduras se multiplicam e ingerem o açúcar e o amido contido na farinha de trigo. O processo se completa com a liberação de gás carbônico, fazendo com que a massa, seja de bolo ou pão, fique inflada.

Fermentação: o que é, tipos e exemplos!

  • Fermentação alcoólica.
  • Fermentação lática.
  • Fermentação natural.
  • Fermentação acética.

A fermentação alcoólica é realizada por um fungo unicelular, também chamado de levedo de cerveja ou fermento de padaria, cientificamente chamado de Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é utilizada na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, aguardentes, etc.)

O processo básico de panificação constitui-se em: mistura, fermentação e assamento. A mistura é a primeira fase do processamento do pão e outros produtos de panificação, e tem como objetivo a mistura de todos os ingredientes da formulação e o amassamento até um ponto considerado ideal.

Suas fases são a glicólise e a redução do piruvato. A fermentação é um processo de liberação de energia que acontece sem a participação do oxigênio, sendo, portanto, anaeróbia. As reações químicas necessárias para que ela ocorra são a glicólise e a redução do piruvato.

Como pode observar numa receita básica de pão apenas se usa farinha, água, levedura (mais conhecido por fermento de padeiro) e sal. O fermento de padeiro tem características diferentes do fermento químico que usamos para os bolos. No fermento químico temos um ácido e uma base que reagem e produzem dióxido de carbono.

Na fabricação de pães, essa levedura, também chamada de fermento biológico, transforma o amido da farinha em gás carbônico e álcool. As bolhas de gás carbônico ficam incapazes de sair da massa, acumulando o gás e deixando-a maior e mais fofa. Quando o pão é assado, tanto o gás carbônico quanto o álcool evaporam.

Quando o oxigênio está ausente, acontece a fermentação. Através da fermentação, as leveduras quebram a molécula de glicose para produzir energia para sua célula. Nesse processo são formados gás carbônico e álcool, favorecendo a produção de produtos como pães e bebidas alcoólicas.

2 resposta(s) A fermentação alcoólica, em que o piruvato se transforma em etanol (álcool etílico) e gás carbônico, é feita por algumas bactérias e leveduras, como a Saccharomyces cerevisiae, que serve na produção de bebidas alcoólicas.