Como acontece a explosão de cores?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O leite tem muita gordura, pelo que quando adicionas uma gotinha de detergente a gordura do leite “foge” do detergente e forma umas correntes (quebra da tensão superficial do leite). Estas correntes fazem com que os corantes se misturem e formem uma “explosão de cores”.

O experimento consiste em pingar algumas gotas de corante em um prato de leite, e depois adicionar detergente. Com isso, todas as cores começam a se misturar sozinhas. Parece mágica! Por causa disso, os pequenos ficam encantados.

Assim, os corantes não se misturam no leite por causa de sua gordura. Mas o detergente é um agente tensoativo, que é capaz de quebrar essa tensão superficial que impede o corante de se dissolver no leite. Essa ação do detergente pode ser entendida no processo de retirada da gordura das louças.

A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.

Resumidamente, para uma explosão acontecer são necessários três fatores:

  1. Comburente – papel feito pelo oxigênio, sempre presente no ar.
  2. Substância combustível ou inflamável – pode estar em forma de gás, vapor, poeira ou fibra.
  3. Fonte de ignição – pode ser uma faísca ou uma elevação de temperatura.

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente.

A função do detergente é desestruturar as moléculas de lipídio das membranas biológicas. Desta maneira, as membranas sofrem ruptura e todo o conteúdo celular - inclusive o DNA - fica disperso na solução.

Antes de tudo, é preciso entender por que a cor do sabonete não é transferida para a espuma. O sabonete e o detergente, quando concentrados, são coloridos devido à presença de corantes.

ÁGUA, ÓLEO E DETERGENTE
quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

-Colocar tudo dentro de uma caixa pintada de preto; -Quebrar as pulseiras de neon e colocar no vidro com água e um prego dentro; - Ligar a fonte; • - Colocar o vidro sobre o imã sem que ele encoste; • - Esperar até criar um vórtex (tornado); • - Ver a reação da substâncias no escuro.

Os corantes e a água
Isso acontece porque as moléculas do corante têm uma carga elétrica e podem interagir com as moléculas de água através de forças de atração eletrostáticas. Além disso, a água é um excelente solvente, o que significa que pode dissolver muitas substâncias diferentes.

O corante inicialmente não se mistura ao leite pela existência da tensão superficial deste, mas quando se adiciona detergente essa tensão superficial é quebrada, pois este tem a capacidade de interagir tanto com a gordura do leite quanto com a água.

A experiência do Leite Psicodélico é muito simples de se fazer: o experimento consiste em pingar algumas gotas de corante colorido em um prato de leite, e depois adicionar detergente. Com isso, todas as cores começam a se misturar sozinhas e até parece mágica!

Deflagração: queima rápida, com rajada mínima. Explosão: ignição subsônica e rajada de vento (explosivo de baixo grau) Detonação: ignição supersônica e onda de explosão (explosivo de alto grau)

A palavra supernova foi cunhada por Walter Baade e Fritz Zwicky em 1929. A supernova mais recente diretamente observada na Via Láctea foi a Supernova de Kepler em 1604, mas vestígios de supernovas mais recentes já foram encontrados.