Como acontece a dispneia?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O que é? Conhecida vulgarmente por falta de ar, a dispneia é a sensação de que não se está a receber ar suficiente nos pulmões. Este problema de saúde pode resultar de um esforço mais intenso, ser causado por se estar num local de elevada altitude ou pode ser um sintoma de infeção e doença pulmonar ou cardíaca.

Falta de ar - chamada dispneia pelos médicos - é a sensação de dificuldade para respirar. A maneira como as pessoas sentem e descrevem a falta de ar varia muito, a depender da causa.

Podem ser classificadas em Dispneia:

  • Psicogênica;
  • Cardíaca;
  • Pulmonar;
  • Descondicionamento.

Sinais de alerta

  1. Dispneia em repouso durante o exame.
  2. Diminuição do nível de consciência ou agitação/confusão mental.
  3. Uso da musculatura acessória e excursão do ar reduzida.
  4. Dor torácica.
  5. Crepitações.
  6. Perda ponderal.
  7. Sudorese noturna.
  8. Palpitação.

Entre os exames que, em geral, são solicitados pelo especialista estão: oximetria de pulso, radiografia de tórax, teste de função pulmonar, testes de esforço e tomografia computadorizada. Em alguns casos, pode ser necessário também fazer um exame de sangue para verificar a presença de anemia.

Sendo assim, a dispneia do sistema respiratório inclui desconforto relacionado aos distúrbios do controle central, da bomba ventilatória e do trocador de gases, enquanto a dispneia do sistema cardiovascular inclui doenças cardíacas – como, por exemplo, isquemia aguda, disfunção sistólica, valvopatia, doença do ...

Pacientes com obstrução crônica e grave ao fluxo aéreo podem ter uma redução na sensação de dispneia ao assumir algumas posturas específicas. A inclinação para frente com as mãos nos joelhos, denominada "posição de tripé", por exemplo, é uma posição bem conhecida e associada ao alívio da dispneia.

Na eupneia o movimento inspiratório e expiratório possui uma relação de 1:1,2 respectivamente. Assim sendo, a inspiração ativa e a expiração um processo passivo. Por fim, a dispneia ainda pode ser dividida em expiratória ou inspiratória.

A sensação de dispneia pode ocorrer devido à demanda excessiva de ventilação ou por distúrbio ventilatório. Em mais de 40% dos casos são multifatoriais, porém deve-se pensar em alguma causa base como cardiovasculares, metabólicas ou relacionada a desordens de qualquer órgão relacionado com a respiração.

O pneumologista é o médico especialista nesse sintoma, e fazendo uma história clínica e um exame físico minuciosos, associando com exames complementares bem indicados, te ajudar a resolver esse sintoma que pode atrapalhar, e muito, nosso dia a dia.

“Os sintomas da insuficiência respiratória são falta de ar, aumento da frequência respiratória, ansiedade, tontura, palpitação e queda do nível de consciência, podendo levar ao óbito”, lista o especialista.

A dispneia paroxística noturna (DPN) é uma condição caracterizada por episódios súbitos e intensos de falta de ar que ocorrem durante o sono, levando a pessoa a acordar assustada e ofegante. A DPN pode ser um sinal de insuficiência cardíaca ou outras doenças cardíacas, como a cardiomiopatia.

Transtorno caracterizado por súbitos ataques de desconforto respiratório, em pacientes em repouso com INSUFICIÊNCIA CARDÍACA e EDEMA PULMONAR. Geralmente ocorre a noite após várias horas de sono em posição reclinada. Nos pacientes despertados há sensação de asfixia, tosse, suor frio e TAQUICARDIA.

Ligar para um ambulância é sempre a melhor medida nesses casos, para que os profissionais possam avaliar o quadro e dar um diagnóstico para o problema. Os cuidados com a sua saúde devem ser frequentes! Como podemos ver, a falta de ar é um sintoma que pode estar relacionado a inúmeras doenças e problemas de saúde.

I. ESCALA DE DISPNEIA MODIFICADA – MEDICAL RESEARCH COUNCIL
Classificação Características Grau I Falta de ar surge quando realiza atividade física intensa (correr, nadar, praticar esporte). Grau II Falta de ar surge quando caminha de maneira apressada no plano ou quando caminha em subidas.

A dispnéia aos pequenos esforços é a que ocorre ao fazer exercícios leves, como tomar banho, trocar de roupa, mudar de posição na cama. Às vezes, a dispnéia é provocada por atividades que exigem mínimos esforços, como o ato de falar mais alto e mais depressa.

Continuar lendo Como avaliar a dispneia?