Como achar um vetor paralelo a um plano?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Para obter um vetor w paralelo a um vetor v, basta tomar w=kv onde k é um escalar. Nesse caso, w e v são paralelos. Se k=0 então w=kv será o vetor nulo.

Planos paralelos
A definição é a mesma: dois planos são paralelos quando não possuem ponto em comum. As propriedades variam, uma vez que há variação na natureza de uma das figuras: Quando dois planos são paralelos, qualquer reta que pertença a um deles é paralela ao outro.

Nessa questão, nós precisamos calcular o produto escalar entre dois vetores, se for igual a teremos dois vetores ortogonais, e se for qualquer outro valor, ele poderá ser paralelo (se houver uma proporção entre as coordenadas dos vetores) ou não ser nenhum dos dois.

As retas são consideradas paralelas quando, ao comparar suas posições, elas pertencerem ao mesmo plano e não possuírem nenhum ponto em comum. Retas paralelas não possuem nenhum ponto em comum.

Uma reta fica definida sendo conhecido um dos seus pontos e um vetor normal à reta. De forma semelhante define-se um vetor normal a um plano como sendo um vetor cuja direção é ortogonal a qualquer reta pertencente a esse plano.

Dois vetores v e w são ortogonais se o produto escalar entre ambos é nulo, isto é, v. w=0.

No plano, uma equação vetorial da reta que passa no ponto e tem a direção do vetor é ou . A medida que se vão atribuindo valores a , vai-se obtendo um série de pontos que todos juntos permitem definir a reta .

Assim, a equação do plano é da forma $$ax+by+cz+d=0,$$ em que os coeficientes de $x,y$ e $z$ são as componentes do vetor $N$.

Assim, para localizar um ponto, basta marcar o valor no eixo das abscissas e, em seguida, o valor no eixo das ordenadas. Depois trace uma reta perpendicular aos pontos x e y encontrados. O local onde essas retas perpendiculares se encontram é onde ponto P está.

Dizemos que uma reta é perpendicular a um plano quando ela é ortogonal a todas as retas desse plano.

Para identificar se esses planos são paralelos ou coincidentes, basta verificar se um ponto de um desses planos pertence ao outro. Em caso afirmativo, os planos são coincidentes, caso contrário, os planos são paralelos.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte. Existem alguns paralelos “especiais”, como é o caso da Linha do Equador.

Esses vetores podem ser classificados em dois tipos básicos: vetores biológicos e mecânicos. Os vetores biológicos são aqueles em que o agente causador da doença multiplica-se e desenvolve-se em seu interior. Já o vetor mecânico é aquele que apenas serve como veículo de transporte.

Resumo sobre operações com vetores
A direção de um vetor equivale à sua posição no espaço. O sentido de um vetor equivale ao ponto para onde ele está direcionado, sendo o responsável por determinar se o vetor é positivo ou negativo. Para vetores na mesma direção, utiliza-se o conceito de soma ou subtração comum.

Se a reta é paralela ao eixo x, m = 0 e a equação da reta será representada por y = yA. Se a reta é paralela ao eixo y, todos os pontos da reta têm a mesma abscissa e a equação será representada por x = xA.

Duas retas pertencentes ao mesmo plano são conhecidas como paralelas quando elas não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, elas nunca se cruzam. As retas em amarelo são paralelas. Retas paralelas são duas retas contidas em mesmo plano que não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, são retas que nunca se cruzam.

O que são retas paralelas:
São duas retas distintas que possuem o mesmo coeficiente angular, nunca se cruzam e não há ponto em comum entre elas. Diversas figuras geométricas são formadas por retas paralelas, como por exemplo quadrados, retângulos e paralelogramos.