Como achar o ponto da embreagem fácil?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves. Nos primeiros treinos, pise no freio e até o fundo da embreagem, para então buscar o ponto da meia embreagem.

Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere.

Fica a dica: em ladeiras, o ponto de saída é um pouco diferente. Em vez de uma tremidinha, o carro deve tremer bastante para achar o ponto certo. Quando sentir essa 'agitação' no carro, é só tirar o pé do freio e começar a acelerar, segurando a embreagem por alguns segundos ainda. Desse jeito o carro não vai morrer.

Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves. Nos primeiros treinos, pise no freio e até o fundo da embreagem, para então buscar o ponto da meia embreagem.

Mito. Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.

Esse desgaste evolui até que o sistema de embreagem quebra. Hoje, uma embreagem dura de 70 a 80 mil quilômetros, mas esse prazo diminui muito quando comparamos com uma embreagem que é usada da maneira errada. O mau hábito faz com que o tempo de vida útil da peça diminua para 5 ou 10 mil quilômetros.

Como fazer o controle da embreagem – Subida
Quando sentir esse movimento' no carro, é só tirar o pé do freio e começar a acelerar, segurando a embreagem por alguns segundos ainda. Desse jeito o carro não vai morrer. Para fazer o famoso balancinho, você deve achar o equilíbrio entre o acelerador e a embreagem.

A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.

Não faça meia embreagem
Isso eleva muito o giro do motor, podendo ocasionar, em situações de muita aceleração, a queima da embreagem. O certo é deixá-lo parado com o freio ou freio de mão.

Como trocar de marcha no carro?

  1. Tirar o pé do acelerador;
  2. Pisar na embreagem;
  3. Engatar a marcha desejada;
  4. Soltar a embreagem lentamente e, ao mesmo tempo, pisar no acelerador;
  5. Manter o pé no acelerador para atingir a velocidade desejada.

Para mudar de marcha, deve-se pisar na embreagem com a metade do pé (como na imagem abaixo). Por questões de segurança na direção, nunca pise com a ponta do pé e nem com o pé inteiro.

Mantenha o pé firme no freio e solte a embreagem devagar, até o carro começar a tremer. Então, leve rapidamente o pé do freio para o acelerador. Para sair com o carro, aumente a aceleração aos poucos, enquanto acaba de soltar o pé esquerdo da embreagem.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

O ponto morto também é conhecido como neutro. Ele é a ausência de engate do torque do motor e apropriado para ser usado quando o motorista estaciona o automóvel.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

O pedal da embreagem tem de estar na mesma altura do freio. Pedal alto significa descompensação no cabo da embreagem. Neste caso, é necessária menos força para o arranque e até o dobro de força para a troca de marcha.

Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se o freio for acionado antes da embreagem. Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva.

Se você já estiver em movimento, pode ser que seja possível subir uma ladeira até em terceira marcha e, caso o motor perca força, você pode reduzir para segunda ou até a primeira marcha. Gostou dessas dicas?

Descer ladeira em neutro ou com o pé na embreagem, é uma prática incorreta que torna a direção perigosa. Isso dificulta o controle do carro o pode terminar em acidente de trânsito.