Como achar dono de pássaro com anilha?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Informações sobre o encontro de aves anilhadas podem ser repassadas ao CEMAVE por carta, telefone (83 3245-5001), e-mail (sna.cemave@icmbio.gov.br) ou por meio deste formulário eletrônico. Uma vez relatado o encontro de uma ave anilhada, as informações são conferidas e processadas.

Uma ótima forma é entrando em contato com o IBAMA ou um órgão estadual competente da sua região para saber essa informação. Você pode entrar no site do instituto, ou então contatá-los pelo telefone: 0880-61-8080.

Informações sobre o encontro de aves anilhadas podem ser repassadas ao CEMAVE por carta, telefone (83 3245-5001), e-mail (sna.cemave@icmbio.gov.br) ou por meio deste formulário eletrônico. Uma vez relatado o encontro de uma ave anilhada, as informações são conferidas e processadas.

No computador, entre no site do IBAMA (www.ibama.gov.br); Click, do lado direito no ícone SERVIÇOS, entre com seu CPF e senha pessoal e acesse: 1. Serviços (ao lado direito da tela); 2. Escolha a opção GESTÃO DE CRIADOR AMADOR DE PASSERIFORMES - SISPASS; 3.

Assim, as anilhas perdem a validade quando, contado do período de aquisição a partir da SOLICITAÇÃO À FÁBRICA CREDENCIADA, forem ou não renovadas tão-somente para o próximo período, em relação, repita-se, ao período de aquisição das mesmas, 1 de agosto a 31 de julho.

Uma arruela ou anilha é um disco fino com um furo, geralmente no meio. Ela é utilizada normalmente para suportar a carga de um parafuso.

A única forma de ter um animal silvestre legalizado é adquiri-lo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.

Em 2003, a IN 01/2003 proibiu a transferência e o transporte de passeriformes portadores de anilhas abertas. Em seguida, a IN nº 82/2005 instituiu novo padrão alfanumérico de codificação, e a IN 161/2007 proibiu a transferência de espécimes com anilhas de federações de criadores amadoristas.

No Brasil, temos sete espécies de aves consideradas domésticas pelo Ibama e Ministério da Agricultura, ou seja, espécies que não precisam de autorização especial para serem comercializadas. São elas: Manom, Mandarim, Diamente Gold, Canário, Periquito, Calopsita e Rolinha Diamante.

A solicitação de Devolução de Anilha no Sispass é um pedido que uma pessoa física ou representante legal protocola no IMA/SC com a finalidade de dar baixa da anilha no Sistema- SISPASS. Verifique passo a passo para solicitar devolução de anilha disponível em https://www.ima.sc.gov.br/index.php/sispass.

Além do pagamento da taxa de licença anual, que permanece no valor de R$ 144,22, até que haja reajuste, o responsável pelo criador necessita da inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF), realizada somente via internet, no link https://servicos.ibama.gov.br/ctf/cadastroInicialPessoaFisica.php ou por meio do SISPASS no ...

A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.

As anilhas são feitas de alumínio polido, fechadas e fornecidas com a gravação personalizada gratuita de até 3 letras e 5 números.

§ 10 As aves com anilhas de alumínio somente poderão participar de torneios até 31 de dezembro de 2021.

Para o anilhamento científico a captura com o pressuposto que esta possa ser eventualmente recapturada, no momento da captura da ave é colocado a anilha e retiradas informações sobre a ave (tamanho da asa, do bico, peso, desenvolvimento muscular, entre outros).