Como achar a quantidade de dentes de uma engrenagem?

Perguntado por: isales4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Dica Os elementos dessa fórmula podem ser usados também para calcular o diâmetro primitivo da engrenagem dp = m · Z. Servem igualmente para calcular o número de dentes: Z = dp m . O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que, por sua vez, é igual a um módulo.

Engrenagem Constante 5 Marcha 36 Dentes G3-60.

Os dentes helicoidais são paralelos entre si mas oblíquos em relação ao eixo da engrenagem. Já os dentes retos são paralelos entre si e paralelos ao eixo da engrenagem. As engrenagens cilíndricas servem para transmitir rotação entre eixos paralelos paralelos, como mostram os exemplos.

O diâmetro primitivo (Dp) da engrenagem helicoidal é calculado pela divisão do comprimento da circunferência primitiva por p (3, 14). O comprimento da circunferência primitiva (Cp) é igual ao número de dentes (Z) multiplicado pelo passo circular (Pc).

Diâmetro Primitivo - é o diâmetro da circunferência que passa pelos centros dos pinos da corrente quando a mesma está envolvendo a engrenagem. Diâmetro de fundo de dentes - é o diâmetro da circunferência tangente aos pontos mais internos da porção circular dos dentes da engrenagem.

Essa distância de um número à origem é chamada de módulo ou valor absoluto de um número e é representada da seguinte forma: módulo de – a = |– a| = a. O módulo de um número sempre será positivo, pois ele representa uma distância variável positiva.

O ângulo de ação ou de pressão é formado pela linha de ação e a tangente comum às duas circunferencias. Para cada posição de um par de dentes deve haver apenas um ponto de contato; A força normal comum aos dois perfís deve passar pelo ponto primitivo.

Numa engrenagem cônica, o diâmetro externo (De) pode ser medido, o número de dentes (Z) pode ser contado e o ângulo primitivo (d) pode ser calculado. Na figura a seguir podemos ver a posição dessas cotas. O diâmetro externo (De) é dado pelo fórmula De = Dp + 2 · M · cos d, onde Dp é o diâmetro primitivo e M é o módulo.

Servem igualmente para calcular o número de dentes: Z = dp m . O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que, por sua vez, é igual a um módulo.

Posteriormente, os próprios dentes também recebem números, os quais iremos apresentar após suas nomenclaturas, sendo classificados como:

  • Incisivo Central – 1;
  • Incisivo Lateral – 2;
  • Canino – 3;
  • Primeiro pré-molar – 4;
  • Segundo pré-molar – 5;
  • Primeiro molar – 6;
  • Segundo molar – 7;
  • Terceiro molar – 8.

Dente do siso (dente serotino ou terceiro molar)

Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Já as mais altas são compostas pela quarta e quinta marcha. Elas também podem ser chamadas marchas leves, pois quando elas estão sendo utilizadas, o motor tem mais giro, o carro vai pedir mais velocidade e, consequentemente, ficar mais leve.

Como o principal objetivo de transmitir força, movimento rotativo e torque entre dois eixos, a engrenagem cilíndrica com dentes retos é amplamente empregada na realização de trabalhos de difusão em maquinários industriais.

O seu objetivo é transmitir potência para uma determinada máquina através da ligação entre eixos, promovendo velocidade de rotação e torque a esse processo. Portanto, elas operam em pares, ou seja, os dentes de um par se encaixam nos espaços dos dentes do outro.

Engrenagens cilíndricas de dentes retos (a); cilíndricas de dentes internos (b); cilíndricas de dentes inclinados (c); cilíndricas de dentes duplos separados (d); cilíndricas de dentes duplos (e); helicoidal (f); cônica de dentes retos (g); cônica de dentes inclinados (h); cônica de dentes curvos (i); cônica de dentes ...

A folga entre os dentes está presente em todos os pares engrenados. Existem pares com mais folgas e pares com menos folga, dependendo da aplicação. Essa folga também chamada de backlash é um dos fatores que faz com que o ruído de batida de dentes exista.

O passo diametral P é a razão entre o numero de dentes da engrenagem e o diâmetro primitivo, é recíproco ao módulo. O passo diametral é expresso em dentes por polegada. O adendo a é a distância radial entre o topo do dente e o círculo primitivo.