Como acessar o Sigpri?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Selecionar apenas uma das opções de preenchimento para consulta de pessoa presa:

  1. Infopen (número de registro de pessoas que estão ou já estiveram presas em Minas Gerais);
  2. Número da identidade da pessoa que quer consultar;
  3. Nome, nome da mãe e data de nascimento da pessoa que quer consultar;

Trata-se do Sistema Integrado de Gestão Prisional – o Sigpri (acessado por meio do endereço www.portalsigpri.mg.gov.br). O portal reunirá serviços importantes para familiares e advogados de presos que estão detidos em presídios e penitenciárias administradas pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

No Brasil, como os Agentes Penitenciários estão subordinados às Secretarias de Estado de Administração Penitenciária, o ingresso na carreira é feito através de concurso público Estadual ou Federal.

Criado em 2004, o Infopen compila informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro, por meio de um formulário de coleta preenchido pelos gestores de todos os estabelecimentos prisionais do país com a finalidade de diagnóstico da realidade prisional brasileira.

Nos casos em que não se há notícias de qual unidade prisional a pessoa presa encontra-se deve ser feito o procedimento de localização de preso, que consiste em pedido escrito encaminhado para o e-mail: faleconoscosap@sp.gov.br.

Veja melhor a seguir!

  1. Procure a Secretaria da Administração Penitenciária. ...
  2. Procure um advogado. ...
  3. Busque pelo Sistema Online de Localização de Detentos.

Aplicativo móvel : Aplicativo Sinesp Cidadão está disponível para download na Play Store e na Apple Store. Selecionar o ícone "MANDADOS" e inserir o nome ou alcunha da pessoa que se deseja pesquisar.

Outros nomes e variações
Outras palavras para se referir a uma penitenciária incluem presídio, claustro, clausura, cadeia, cárcere, prisão e ergástulo.

Você deve escrever nas costas do envelope: o nome da pessoa presa, o número da matrícula e o raio. Na parte do endereço você deve colocar a localização do CDP. Veja um exemplo: Na parte da frente do envelope, basta colocar o seu nome completo e endereço.

Para saber a Unidade Prisional em que se encontra um preso, preencha, em Dados do Requerente, a qualificação com o interno, seu RG, nome completo e data de seu nascimento. Informe, em Dados do Interno, o nome completo do interno, filiação e a data de nascimento. Em seguida Clique "CONSULTAR".

Como mencionei anteriormente, no primeiro dia trabalhei junto ao Setor de Cozinha, só que posteriormente transferiram-me ao Raio I, que ficou designado como “Raio dos Seguros” (jurados de mortes, homossexuais e presos que trabalhavam no Setor de Cozinha, enfermaria e que faziam a faxina na área da Administração da ...

Conforme o Estatuto do Desarmamento, Agentes e Guardas Prisionais em regime exclusivo podem sim portar armas de fogo.

Então, como é o procedimento? Após a verificação dos procedimentos anteriores, o visitante é conduzido para uma sala de busca pessoal para a realização da revista, que é feita individualmente por um Agente Penitenciário do mesmo sexo do visitante, qualquer que seja sua idade.

Geralmente quem detém a lista dos prisioneiros que podem aproveitar a saidinha é o diretor do presídio. No entanto, se o nome do prisioneiro não estiver nesta lista e ele tiver plena consciência de que tem o direito de recebê-lo, o pedido deve ser feito a um advogado que avaliará a possibilidade de incluí-lo.

A visita pode ser aos sábados e/ou domingos, a critério da unidade prisional.

Responder a processo criminal ou cumprir pena não impede direito de visita. O artigo 41 da Lei de Execução Penal confere um rol de direitos ao preso, seja ele provisório ou condenado, dentre os direitos do preso estão o de visita do cônjuge, parentes e amigos.

Para consultar o estado do agendamento, os visitantes deverão ir novamente em “Agenda”, depois clicar em “Visita Virtual” e poderão acompanhar o andamento de sua solicitação.

Para ter acesso ao presídio, mulheres terão de estar vestida com blusa branca, legging azul escura calçada com sandália de borracha na cor branca. Cada preso só poderá receber uma pessoa; visitas terão duração de no máximo duas horas.

Para consultar nome no rol de visitas quando um familiar entra em alguma unidade penitenciária, é necessário pedir uma verificação na matrícula do detento para analisar se o seu CPF consta no documento.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) passa a disponibilizar, por meio do Portal da Cidadania, o cadastramento on-line de emissão de carteira para visitação de apenados. O endereço do portal é www.portaldacidadania.pb.gov.br.