Como acessar o sigpbf?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Para acessar o CADSUAS e o SIGPBF (Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família), o Ministério do Desenvolvimento Social disponibiliza um link único cujo endereço eletrônico é: http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web.

Sistema de Gestão do Programa Auxílio Brasil
Este sistema é uma aplicação online, com entrada única, segura e identificada. O prazo para adesão foi prorrogado para o dia 30 de junho de 2023, estabelecido pela Portaria nº 773, de 5 de maio de 2022, alterada pela Portaria n° 851, de 29 de dezembro de 2022.

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), considerando a necessidade de melhorias detectadas, implantou um sistema de gestão integrado, denominado Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), para o PBF e o Cadastro Único.

Os usuários do SIGPBF devem verificar sempre as informações desta área do Sistema. Em seguida, será disponibilizada a tela Esqueci meu Login. Nesta tela, informe o número de seu CPF e o e-mail cadastrado no controle de acesso e clique no botão .

  1. A partir da tela Adesão ao Cadastro do Município, selecione a aba Dados de Gestão,
  2. siga até o fim da tela, onde será possível visualizar, do lado direito, o botão solicitar.
  3. alteração do gestor municipal do PBF, conforme a figura a seguir:

É necessário ter perfil de gestor municipal para utilizar o SASF e o acesso é realizado por meio do SIGPBF (www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia ).

Quem precisa atualizar o Cadastro Único?

  • Todas as famílias inscritas no Bolsa Família, conforme convocação do CRAS;
  • Famílias que está com dados desatualizados há mais de dois anos;
  • Famílias que ultrapassaram o limite de renda estabelecido para o programa social ao qual são beneficiadas.

O Auxílio Brasil (novo Bolsa Família), assim como outros programas sociais do governo, exige inscrição ou atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para os trabalhadores informais de baixa renda. Esse é um dos critérios para ter direito ao benefício.

O programa tem como público-alvo famílias em situação de pobreza e foi instituído por Medida Provisória 1.164/2023. Relançado em março, o Bolsa Família continua com valor mínimo de R$ 600 e inclui o pagamento de R$ 150 por criança de até 6 anos.

Para acessar o Sicon, é necessário que o usuário seja um gestor municipal, estadual ou federal do Programa Bolsa Família, devidamente cadastrado junto ao MDS, ou um colaborador que tenha sido cadastrado diretamente pelo seu respectivo gestor no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF).

Importante - O Benefício Primeira Infância é pago desde março de 2023. Por questões operacionais, os demais benefícios do Bolsa Família começarão a ser pagos a partir de junho de 2023.

Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério da Cidadania. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.dataprev.gov.br/#/consultaCompleta.

Como saber se o Auxílio Brasil foi aprovado? Basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil. Ele informará caso o benefício tenha sido concedido e quando será feito o pagamento.

Basta acessar o endereço eletrônico acesso.gov.br, informar o número do CPF e clicar em “Avançar”. 2 - Na página seguinte, selecionar a opção “Esqueci minha senha”. 3 - Aparecerá um desafio para o sistema confirmar que o usuário não é um robô. Em seguida o participante deve clicar em “Avançar”.