Como acessar o Posto Fiscal Eletrônico com certificado digital?

Perguntado por: emello7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Para contribuintes que tenham certificado digital, A1 ou A3, é possível efetuar a solicitação eletronicamente através do SIPET (Sistema de Peticionamento Eletrônico). Para contribuintes que não tenham certificado digital, é necessário preencher o Requerimento de Senha Online.

O CertiInstaller é uma plataforma que prepara completamente seu computador para a instalação e emissão do Certificado Digital Certisign, tornando o processo muito mais rápido e fácil.

O tempo estimado de conclusão do serviço é de aproximadamente dez minutos contados do início do atendimento.

A senha on-line deverá ser solicitada em qualquer Posto Fiscal da SEFAZ; Unidades da Secretaria da Fazenda nos Postos do Poupatempo ou Central de Pronto Atendimento Sé, nos termos do § 1º do artigo 10 do Anexo I da Portaria CAT-92/98.

Normalmente a GIA/ICMS é apresentada mediante a senha do contribuinte e/ou do contabilista, desde que esteja vinculado a mesma, agora por meio do certificado digital, desconheço totalmente.

Acesso como Procurador: 2) Acessar a função através do Menu “Equipamento”, submenu “Consultas”, opção “Solicitações de Vinculação de Equipamento SAT”. 3) Será apresentada a tela “Pesquisar Vinculação de Equipamento SAT”.

Para a utilização e emissão de NF-e será necessário um certificado digital válido. Caso o certificado digital esteja expirado, será necessário realizar uma nova compra e, após, inserir o novo certificado no emissor.

O contribuinte que necessita recuperar a senha deve acessar a página do PFE, selecionar a opção "Caso tenha esquecido a senha, clique aqui para verificar como reemitir outra senha", preencher os dados "login" e "e-mail" para cadastrar nova senha de acesso ao PFE.

O MEI precisa de um certificado digital quando escolhe emitir Nota Fiscal Eletrônica. Como o certificado digital é uma tecnologia atrelada à Nota Fiscal, todo MEI pode optar por facilitar o processo de emissão das notas eletrônicas e outras transações através de um certificado.

Spidx

Durante o atendimento, será necessário ter em mãos um aparelho celular para que você instale o aplicativo chamado Spidx. Este aplicativo será responsável pela coleta da sua biometria, isso serve para sabermos se de é você mesmo que está emitindo o Certificado Digital.

O certificado digital A1 é armazenado eletronicamente, então a sua emissão consiste na geração de um arquivo. Em posse dele, você precisará instalá-lo em seu computador ou no dispositivo em que quiser utilizar a certificação. Neste processo, você precisará digitar a sua senha de acesso uma única vez.

O certificado digital do tipo A1 é um arquivo com a extensão . pfx que após a emissão ficará armazenado na área de trabalho do seu computador.

Abra o “Painel de Controle” no seu Windows. Pesquise por “Certificado” e depois selecione a opção “Gerenciar Certificados de Usuário”. Nesse gerenciador haverão várias pastas, você tem que buscar e abrir a pasta “Pessoal”, em seguida a pasta “Certificados”.

pasta Pessoal

Todos os certificados do usuário ficam na pasta Pessoal. Abra a pasta Pessoal e clique em Certificados. Do lado direito serão listados todos os certificados que estão instalados em seu computador.

Abra o Google Chrome. Abra o menu no canto superior direito e selecione Configurações. Selecione Mostrar configurações avançadas> Gerenciar Certificados. Clique em Importar para iniciar o Assistente para importação de certificados.

O Posto Fiscal Eletrônico, por vezes referido como PFe apenas, é um serviço eletrônico do já conhecido Posto Fiscal. Como o nome sugere, o Posto Fiscal realiza a fiscalização de mercadorias em trânsito. Além disso, é o serviço de atendimento ao cidadão em diversos estados da federação.

Conta: a senha de acesso é uma combinação de números e/ou letras que você irá criar na abertura da sua conta, para poder acessá-la e fazer consultas.