Como acessar o E-mec?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O acesso ao e-MEC passará a ser apenas por meio do login único cadastrado no portal gov.br, que também é utilizado para acessar diversos sistemas do Governo Federal.

Assim, há muito o que podemos verificar por meio do portal e-MEC, como: Todos os pedidos de credenciamento e recredenciamento das IES. Autorização, renovação e reconhecimento dos cursos de graduação e pós-graduação. Processos de aditamento.

Para se cadastrar, os avaliadores e procuradores institucionais devem acessar o portal acesso.gov.br, informar o CPF, escolher a forma de fazer o cadastro - aplicativo gov.br, reconhecimento facial, bancos credenciados ou internet banking - preencher os campos solicitados e gerar a senha.

A plataforma e-MEC permite às instituições a pesquisa por nome ou sigla, por categoria administrativa (se públicas ou particulares, federais, estaduais ou municipais) e forma de organização acadêmica (se faculdades, universidades, centros universitários ou institutos federais).

O acesso aos resultados e notas é feito pelo portal e-MEC. Assim, para consultar a nota do MEC para sua IES, você deve acessar o portal e efetuar sua busca em uma das abas da ferramenta. Entre elas estão Consulta Interativa, Consulta Textual e Consulta Avançada.

O acesso ao cadastro e à documentação pertinente pode ser obtido por meio do portal do MEC na internet, no seguinte endereço eletrônico: http://portal.mec.gov.br/, clicando-se na opção “educação profissional e tecnológica” e em seguida em “Cadastro Nacional de Cursos Técnicos - CNCT”.

Para saber se a sua instituição de ensino está inscrita, acesse http://idestudantil.mec.gov.br, clique no botão "Sua instituição de ensino está inscrita?". Selecione o seu estado e cidade e veja se o nome da sua instituição aparece na listagem.

O login costuma ser o Registro de Aluno (RA), número de matrícula ou o CPF do aluno. A senha pode ser definida pelo aluno no próprio portal.

Cadastro nacional vai reunir informações sobre diplomas
“Todos os diplomas do Brasil estarão em um único cadastro, público e transparente. Assim saberemos se qualquer pessoa é formada ou não, em qual curso, quando se formou e qual instituição”, disse.

Contato do MEC
Sugerimos dirigir sua consulta à Central de Atendimento do MEC-Ministério da Educação, como segue: Cartas: Caixa Postal 6242, Brasília, DF - E-mail: falabrasil@mec.gov.br.

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

Acessar o link: https://verificador.iti.gov.br/verifier-2.4.1/ Escolher a opção que deseja do relatório. Selecione o arquivo desejado. Clique em verificar conformidade.

Através do site do e-Mec, disponível em http://emec.mec.gov.br/, é possível consultar gratuitamente, ao clicar na aba de “consulta avançada” e em seguida na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.

O objetivo é possibilitar o melhor aproveitamento de recursos disponíveis, sem transferir a burocracia hoje existente para o ambiente virtual, preservando as mesmas condições e garantias dos diplomas físicos.

O Levantamento da Situação Escolar (LSE) é acessível pela internet em www.fnde.gov.br. Os dados balizarão políticas públicas e ajudarão estados e municípios a melhorar a gestão escolar.

Cadastro da Educação Superior – O cadastro reúne uma série de informações para ajudar os estudantes a fazer a melhor escolha do seu curso superior. Ele contém dados atualizados de cursos e instituições de educação superior de todo o país.

Nota 3 – Adequado: a pontuação igual ou maior que 3 é um bom resultado. Faculdades avaliadas com essa nota oferecem uma boa formação aos seus estudantes de graduação e pós-graduação. Notas 4 e 5 – Excelente: instituições que recebem uma dessas notas fazem parte do grupo de faculdades de excelência.

Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES.

Após concluir todos os módulos do curso e responder ao Questionário de Finalização, o certificado ficará disponível no portal do Avamec. Basta clicar na imagem do perfil do usuário, no canto superior direito, e então em “Meus Documentos”, ou em "Certificado" na barra lateral direita.

As inscrições devem ser feitas na página do Sisutecna internet.