Como acessar meu contrato habitacional da CAIXA?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Baixe o aplicativo Caixa Habitação, instale, fala a senha de acesso e terá todo o seu contrato na tela do celular. Voa site da Caixa, na sua conta você também acessa todos os dados.

Se você perder sua via original (com todas as assinaturas e regularizada) o ideal é que se inicie a tentativa de reaver o documento, notificando formalmente a outra parte, com uma solicitação de entrega do documento original para que se fala uma cópia autenticada, ou solicite diretamente uma via autenticada do ...

Você poderá obter o número do contrato habitacional CAIXA em qualquer agência do banco com sua identificação pessoal e número do CPF. Guarde esta informação, pois será imprescindível para qualquer serviço que necessite no seu Contrato CAIXA Financiamento imobiliário.

A assinatura do contrato de financiamento habitacional significa que você realizou uma importante conquista: o sonho da casa própria. Pensando na importância do negócio realizado com o intermédio da CAIXA, elaboramos esta Cartilha para você.

Inicialmente, o consumidor deve requerer a cópia do contrato, sem custos operacionais, por meio de simples acesso ao sítio eletrônico da instituição bancária, com o preenchimento de formulário eletrônico, sendo possível fazer a solicitação por meio de seus canais de atendimento.

Uma delas é entrar em contato com o banco que fez o financiamento e pedir a segunda via. Esse contato pode ser feito por telefone, e-mail, site ou aplicativo do banco. Outra forma, já que o contrato de financiamento foi reconhecido em cartório, é procurar o Cartório de Registro de Imóveis e solicitar a segunda via.

Aumente o valor da entrada
Outra estratégia muito comum no mercado imobiliário, utilizada para reduzir as parcelas do financiamento, é aumentar o valor da entrada. Com isso, o saldo remanescente fica menor e você terá uma prestação diminuta, que pode caber com mais facilidade no seu bolso.

A responsabilidade pela guarda das vias de contrato - ou outro documento particular - é do respectivo contratante. Ela até pode fazê-lo por liberalidade, podendo até mesmo exigir o reembolso do valor despendido com a cópia. Desse modo, entre em contato com a empresa e tente, na base da gentileza, solicitar a cópia.

Através do próprio endereço do imóvel você pode descobrir em qual Cartório ele está registrado! Pergunte em qualquer um dos Cartórios da sua cidade! Cada Cartório de RI tem sua competência registral bem definida. Após saber qual é o Cartório correto, basta pedir uma certidão da matrícula.

Acontece que, eventualmente, a parcela do financiamento é reajustada em relação à tabela projetada pelo banco no início. Em alguns casos, inclusive, o reajuste não só aumenta a parcela, mas torna o próprio saldo devedor superior ao do início do financiamento.

Com o termo de quitação da dívida em mãos, leve-o à averbação, junto ao oficial do Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está registrado para que seja retirada a alienação fiduciária.

O primeiro passo de como amortizar um financiamento imobiliário é entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo crédito, solicitando a operação. Após esse contato, serão fornecidas as opções de amortização, entre elas o uso dos recursos do FGTS. Contudo, o FGTS deve ser utilizado com o máximo cuidado.

De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. “O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas.

Tem como reduzir a prestação do financiamento da Caixa? De acordo com a Caixa, é possível reduzir a prestação em até 18 meses. Isso se o contrato tiver no mínimo as 12 últimas prestações pagas em dia e o saldo devedor não ser maior que 80% do valor do imóvel. Basta entrar em contato com o gerente.

O atraso no pagamento gera multa e juros referentes aos dias de atraso e permite à CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros. Caso você não pague as parcelas em atraso, a CAIXA pode leiloar seu imóvel.

Pergunta. Você poderá obter o número do contrato Habitacional Caixa em qualquer agência do Banco com sua identificação pessoal e número do CPF.

É possível consultar o saldo devedor de um financiamento habitacional da Caixa por meio do internet banking ou então pelo App Caixa Habitação. Pelo aplicativo para smartphones, é possível acompanhar o andamento da dívida e fazer uma série de solicitações ao banco.

Ao quitar financiamento, o Código de Defesa do Consumidor também garante ao cliente o direito de receber um desconto sobre os juros incidentes proporcional ao tempo de adiantamento. Então, calcula-se esse desconto com base no tempo restante para o término do financiamento: quanto menor o tempo, maior o desconto.