Como acertar o ponto da tapioca?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

8) O ponto certo para saber se a sua tapioca está pronta é reparar se as bordas estão levantadas da frigideira. Se você mexer levemente o cabo e a tapioca soltar com facilidade, já pode virá-la.

Quando você mexe a frigideira e a tapioca se movimenta significa que está no ponto. Segundo os especialistas é possível virá-la nesse momento, mas não é necessário assá-la dos dois lados, dependendo do gosto.

Tapioca boa é branca.
Não existe nenhuma variação da cor desse alimento, como ocorre com alguns tipos de farinha, por exemplo. Qualquer outra coloração significa que a tapioca não está em boas condições para o consumo.

O segredo de uma boa tapioca é peneirar a goma. Quanto mais fina você deixar a goma/farinha, mais fofinha a sua tapioca ficará.

10 minutos

Já a tapioca granulada precisa ser hidratada em água ou leite morno por cerca de 5 a 10 minutos para que seus grãos fiquem mais macios e possam ser utilizados para dar textura no ponto certo às suas receitas.

É importante se atentar ao tempo de estocagem e, no caso da tapioca, deve seguir-se as mesmas recomendações utilizadas para pratos prontos, podendo ficar acondicionada por até 3 meses em congelador.

Você pode armazenar os pedaços de goma ou a farinha peneirada na geladeira por até 1 semana num pote fechado.

Tapioca é um alimento saudável? Sim! Se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos, este alimento é uma ótima opção para diminuir o apetite. A tapioca é uma fonte saudável de energia feita a partir da goma de mandioca que é um tipo de amido.

"O ideal é o consumo de alimentos mais saudáveis como recheio, exemplo de: queijo branco, cottage, geleias de frutas diet, misturar lichia, chia, linhaça, aveia e outras sementes na massa, assim como vegetais.

A tapioca é feita a partir da fécula da mandioca e é rica em amido, um tipo de carboidrato que fornece energia rápida para o organismo, sendo, por isso, interessante para ser usada como pré e pós treinos e por pessoas que gastam muita energia durante o dia, como trabalhadores rurais, de construção civil ou carteiros, ...

A primeira é utilizada para, de fato, fazer a tapioca comum, como conhecemos. Ela é geralmente hidratada e fininha, podendo ser levada diretamente à frigideira e acrescentada às receitas. Já a granulada precisa ser hidratada e comumente é utilizada em receitas doces como bolos, cuscuz e pudins.

É a forma seca da tapioca fresca. Consiste em pó branco e fino, encontrado em duas versões: no polvilho azedo, o amido passa por uma fermentação antes da secagem, já no doce ele apenas seca. Este ingrediente é fundamental para o preparo de biscoitos e do pão de queijo, tradicional receita mineira.

Sim, amig@s, dá para deixar a tapioca pronta congelada e comer quando você quiser! Claro que como todos os alimentos no mundo ela é mais gostosa fresquinha, porém, fica ótima para levar de lanche para o trabalho, por exemplo.

Goma de tapioca
Após aberta, a goma deve ser refrigerada. Como a tapioca é mais úmida do que outros alimentos em pó – como o café –, mantê-la na geladeira evita a proliferação de micro-organismos.

A recomendação de consumo é que não se passe de uma porção por dia, e deve se usar a goma da tapioca, no máximo 3 colheres de sopa. Uma dica é sempre adicionar uma fonte de fibras na massa e uma fonte de gordura boa no recheio", explica a profissional.

Esquentar tapioca na frigideira
Comece usando uma frigideira antiaderente, assim, você não precisará usar muito óleo ou azeite. Só uma gotinha é suficiente. Coloque a tapioca na frigideira quente e depois, esquente-a em fogo baixo, até ficar do jeito que você quer. Pronto!