Como acertar o CNIS no INSS?

Perguntado por: anascimento2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles.

Não há como prever quanto tempo esse processo pode demorar, pois depende da quantidade de pedidos que tem no INSS, mas, pode-se afirmar que leva mais de um ano. Logo, se você já está pensando em se aposentar ou pedir algum benefício, realize, o quanto antes, o pedido de atualização do CNIS.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Esta mensagem é apresentada quando seus dados cadastrais estão diferentes nas bases de dados do Governo Federal. Para mais informações e orientações compareça à um Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho, visto que essa divergência pode causar transtornos futuros.

Para remover um vínculo você precisa estar na tela de lista de vínculos do segurado. Clique em "Excluir". O sistema vai iniciar uma contagem de 6 segundos para excluir definitivamente o vínculo. Se você clicou errado, apenas clique em "Reverter exclusão" para o sistema cancelar a remoção do vínculo.

No atendimento, é possível pedir que o INSS faça o reconhecimento do período de trabalho e das contribuições. Caso o órgão se recuse, você pode entrar com uma ação de averbação de vínculos. Se estiver com dúvidas, procure um advogado previdenciário para te ajudar.

Como incluir contribuições no CNIS através do Meu INSS

  1. Faça login com seus dados no portal Meu INSS;
  2. Entre na opção "agendamento e solicitações";
  3. Clique em "novo requerimento";
  4. Toque em "dados";
  5. Anexe os documentos necessários;
  6. Espere o site terminar o carregamento e clique para confirmar o seu envio.

Mesmo que o processo seja online, o INSS irá solicitar que o segurado escolha uma agência de atendimento mais próxima dele ou da região. Isso é feito caso o mesmo precise comparecer presencialmente. Por fim, é só confirmar todas as informações e finalizar a solicitação para atualizar o CNIS.

( ) Guias de recolhimentos de contribuição de contribuinte individual. ( ) Comprovante de inscrição de contribuinte individual. ( ) Documentos pessoais (identidade, CPF, titulo de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, CTPS).

O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, é alimentado, principalmente pela GFIP que é a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social. A GFIP oferece informações para montar um cadastro eficiente de remunerações dos segurados da Previdência Social.

– PODERÁ SER SOLICITADO PELO INTERNET BANKING DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ATRAVÉS DA SEGUINTE SEQUÊNCIA: INTERNET BANKING > SERVIÇO CIDADÃO > EXTRATO PREVIDENCIÁRIO. CLIQUE NO BOTÃO “ENTRAR”. CLIQUE NO BOTÃO “LOGIN” PREENCHA AS INFORMAÇÕES E CLIQUE EM “CADASTRA-SE”.

Existem dados divergentes no meu Requerimento de Seguro-Desemprego. O que faço? Havendo divergência de dados no Requerimento será necessário o seu comparecimento em um posto de atendimento das unidades conveniadas – SINE ou unidades das Superintendências Regionais do Trabalho para devida correção.