Como acertar na iluminação da sala?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Uma dica é inserir uma luz central para que todo o ambiente fique iluminado. Apostar em spots ou fitas em LED embutida no espelho para facilitar as atividades, como se barbear e maquiar, é uma alternativa inteligente, pois essa iluminação de forma lateral não cria sombras no rosto.

Você precisará puxar um barbante diretamente do bocal da lâmpada existente no cômodo, então: amarre ou cole um objeto no barbante, fixe-o no teto com a fita adesiva e deixe-o pender. Marque o ponto com um X. Por hora, esse objeto simulará a luminária.

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

O mais importante é: não misture os tipos de lâmpada que vão compor a iluminação do seu cenário. Mantenha o seu cenário de gravação longe de luz natural, seja da janela ou de alguma porta. A luz natural varia de acordo com o horário e a também com a quantidade de nuvens no céu.

O indicado é não utilizar em cima da TV para que não prejudique o contraste. A iluminação traseira costuma ser uma grande aliada dos home theaters. Esse tipo de iluminação, chamada, dimming, pode ser utilizada com fitas de led, permitindo uma redução de energia de até 40%.

Aposte no balizamento
E não precisa de muita potência não, ainda mais por ser um ambiente residencial, opções de baixa intensidade são mais do que suficientes! Independente de qual dica você incluir em sua sala, lembre-se de usar fontes de luz que tenham baixa intensidade para não ofuscar o que se passa na tela.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Quantidade. A quantidade de spots depende da necessidade do ambiente, da distância entre os spots e quais elementos você deseja destacar no ambiente. Lembre-se de que os spots são excelentes para o destaque de objetos como móveis, esculturas e quadros.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada. As de LED não produzem calor, ao contrário das lâmpadas dicroicas que geram calor e aquecem a superfície.

e uma das dúvidas que surge neste momento é quanto a utilização de spots na iluminação. Neste momento um dos maiores questionamentos é em relação à distância entre eles e em relação a parede. Na verdade, a resposta é bem simples: o espaçamento entre eles deve ser, em média, de 75 centímetros a 1 metro.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto.

Para isso, a regra é simples: prefira lâmpadas que possuem maior eficiência, emitem menos calor (o que gera também uma importante economia de energia). Neste aspecto, as de LED são as melhores opções.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

6 dicas para aproveitar a iluminação natural em sua casa

  1. Abra as portas e janelas. ...
  2. Mude seus hábitos. ...
  3. Escolha as cores certas. ...
  4. Use espelhos estrategicamente. ...
  5. Verifique a organização do espaço. ...
  6. Aproveite as condições naturais.

6 formas de deixar a luz natural entrar na sua casa

  1. 1- Vá de branco. As cores claras possuem mais capacidade de refletir e irradiar a luz do sol do que tonalidades escuras. ...
  2. 2- Limpe e abra as janelas. ...
  3. 3- Aposte em claraboias. ...
  4. 4- Escolha cortinas leves. ...
  5. 5- Ambientes integrados irradiam luz natural. ...
  6. 6- Tenha espelhos pela casa.

A ring light é uma luz fluorescente circular, que é posicionada em volta da câmera, e é bastante usada quando se quer destacar o ator ou objeto em uma cena.