Como acender uma vela para Omulu?

Perguntado por: malmeida9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Oferenda: sete velas brancas, sete pretas e sete vermelhas, água, coco, vinho doce licoroso, mel, pipoca e um pouco de sal grosso dentro de um pires. As velas podem ser acesas em um triângulo com a vela branca no Norte, a vermelha no Leste e a preta no Oeste.

Logo, é o dia de acender velas para nosso Exú e Pomba Gira: Pombogira. A cor da vela dedicada a exu e pomba gira pode ser vermelha, preta ou bicolor (vermelha e preta).

Cores: Preto, vermelho e branco que simbolizam mistério e atraem respeito. Características do Orixá: Omolu é sistemático e perseverante.

Banho e vela para Omolu
Com isso, você pode achar em diversas lojas banhos prontos para limpeza, amor ou alguns orixás. Entretanto, caso prefira, pode fazer um sozinho em casa. Confira uma receita que pode ser feita antes de acender uma vela bicolor preta e branca.

[Fazer o pedido]
Sei que pequei, errei e ainda erro muito, mas estou disposto a melhorar, superar e crescer! Ampara-me com Tua força e Amor para que meu caminho seja repleto de Luz e Vida! Atotô Omulu!

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

O magnetismo de Omolu é absorvente e Suas ondas são alternadas. Mas Omolu não traz a morte, como alguns parecem imaginar. Na verdade, Ele representa “a morte” daquilo que atenta contra o Sentido da Vida e da Geração; o que é bem diferente. E Omolu também não traz a doença.

dia 16 de agosto

Vale destacar que São Roque e Omolú são homenageados no dia 16 de agosto.

OMULU - 22/12 a 20/1
Entre quatro paredes, valoriza as preliminares e faz questão de que esses momentos sejam repletos de romantismo. Combina com os filhos de: Nanã, Oxóssi, Iansã e Ogum.

2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).

Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

Nossas oferendas costumam ser, em seu maioria, flores, frutas, velas, fumo e bebidas que oferecemos aos Orixás ou aos Guias como forma de agradecimento ou homenagem, pois sabemos que a energia daquele elemento e sobretudo, a energia de amor e fé que é colocada naquela oferenda, será manipulada pelos Guias Espirituais ...

Quem é Omulu na Igreja Católica? Omulu é sincretizado em duas linhas diferentes. Mas, na verdade, trata-se do mesmo Orixá! Obaluaiê: sincretizado por São Roque, as características que assemelham o Orixá deste Santo é a proteção aos enfermos pobres.

Encoraja-me senhor meu pai, ampara-me com tua força infinita, alivia meus sofrimentos para eu caminhar. Eu me ajoelho diante do teu poder, do teu amor e rogo tua paciência, benevolência e misericórdia com este filho teu.

De maneira geral, os filhos e filhas de Omulu são pessoas solidárias, prestativas, prontas para ajudar. Se dedicam com afinco ao trabalho, seja este o seu próprio ou até mesmo quando são chamados a ajudar em atividades no lar ou no auxílio a amigos e familiares.