Como acelerar o metabolismo para emagrecer depois dos 50 anos?

Perguntado por: igoulart5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Conheça 4 dicas de como acelerar o metabolismo depois dos 50 anos.

  1. Inclua a cafeína na dieta. ...
  2. Faça mais exercícios. ...
  3. Cuide da alimentação. ...
  4. Procure dormir melhor.

Além disso, é importante também praticar atividades físicas que ajudam a manter a massa muscular e aceleram o metabolismo, incluindo exercícios de resistência, como musculação, calistenia e pilates, e exercícios aeróbicos, como caminhada, natação ou bicicleta.

Adiponectina: A adiponectina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo ou células de gordura. A adiponectina é liberada das células adiposas e aumenta a sensibilidade à insulina. Ele empurra a insulina para se comunicar com as células do corpo para absorver o açúcar no sangue, em vez de deixá-las serem armazenadas.

Musculação, pilates, caminhada, corrida e bicicleta são boas opções. O ideal é realizar 150 minutos semanais de exercícios. “Costumo dizer que é sempre importante ganhar e manter os músculos para envelhecer bem”, garante Najas.

Prefira alimentos ricos em carboidratos integrais, como pães de farinha de trigo integral, macarrão de farinha integral e arroz integral. Além disso, consuma outros alimentos como aveia, chia e linhaça, frutas in natura em substituição ao suco de frutas, raízes e tubérculos como aipim, batata doce e batata baroa.

Para perder 5 quilos em uma semana, você deve começar mudando a alimentação. Reduza o consumo de carboidratos, aumente o de proteínas magras, verduras e legumes e tome mais água. Não se esqueça de praticar exercícios, tentando fazer pelo menos 150 minutos semanais de aeróbicos e dois ou três dias de treino intervalado.

Não só pelos níveis de energia, como por questões hormonais. Durante a altura da menopausa, a distribuição do tecido adiposo muda de forma específica, acumulando excesso de gordura no abdómen, causando a famosa “barriga” – aquela que mói e demora a ir embora.

Quanto tempo leva? A nutricionista Claudia Carberry explica: "Uma média segura de emagrecimento é de 0,5 a 1 kg por semana, portanto você pode levar de um a dois anos para perder 50 kg."

7 maneiras de como acelerar o metabolismo

  1. Beba bastante água gelada. ...
  2. Alimente-se várias vezes ao dia. ...
  3. Pratique exercícios aeróbicos com frequência. ...
  4. Consuma pequenas porções de gorduras boas. ...
  5. Ingira bastante proteína. ...
  6. Pratique exercícios que mexem com a musculação.

Ginseng: Está entre os chás que aliviam os sintomas da menopausa. É uma raiz de propriedades potentes e seu chá pode aliviar ondas de calor e ansiedade. Ela é anti-inflamatória e pode ajudar no controle do peso, ou seja, aliviando o ganho de peso que comumente acontece nessa fase.

Os hormônios também têm papel importante. Enquanto a grelina faz sentir fome, altos níveis de T3 e 74 aceleram o metabolismo e podem ajudar a perder peso, por exemplo.

Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.

Para ter efeito de emagrecimento, é necessário que você tome banho todos os dias. Além disso, é necessária uma alimentação equilibrada e à prática de atividade física. Se quiser aderir, a dica é ficar embaixo do chuveiro por 15 minutos e, de preferência, pela manhã.

Confira 7 dicas para acelerar a queima de gordura no seu corpo

  1. Pratique exercícios físicos. ...
  2. Seja regular nos seus treinamentos. ...
  3. Mantenha uma alimentação balanceada. ...
  4. Evite produtos ultraprocessados. ...
  5. Consuma alimentos ricos em proteínas. ...
  6. Mantenha-se hidratado. ...
  7. Tenha boas noites de sono.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Também no climatério, a produção de hormônios diminui drasticamente. Além disso, ocorre uma série de flutuações no ciclo menstrual, e é comum que as menstruações fiquem mais espaçadas.
...
Melhores alimentos para aliviar os sintomas da menopausa

  • Morango;
  • Framboesa;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Mirtilo (blueberry);
  • Brócolis;
  • Couve-flor.

A mais efetiva para os 50+ é a musculação que melhora mais rapidamente a força e resistência muscular. Você também pode optar por exercícios combinados: musculação + natação, ou musculação + yoga. Comece aos poucos. Crie uma rotina e acompanhe a adaptação do seu corpo e vá aumentando a carga e a frequência.

Como manter a vitalidade aos 50 anos: 7 dicas para se cuidar

  1. Mantenha-se ativo.
  2. Faça refeições saudáveis.
  3. Durma bem.
  4. Exercite a mente.
  5. Tenha pessoas especiais ao seu lado.
  6. Trabalhe o autoconhecimento.
  7. Evite consumir álcool ou fumar.