Como acalmar vizinho barulhento?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

4 maneiras infalíveis para lidar com vizinhos barulhentos

  1. Tente resolver os problemas apenas com uma boa conversa. ...
  2. Documente os problemas de ruídos com os vizinhos barulhentos. ...
  3. Faça um segundo pedido por escrito. ...
  4. Exija que o síndico execute as regras de Convenção do Condomínio. ...
  5. Faça valer os seus direitos.

Como se livrar do ruído: insonorização passiva
Os métodos passivos incluem isolamento acústico da casa com painéis especiais de absorção de som nas paredes e no chão — uma escolha trabalhosa e cara, embora eficaz. Para uma opção de proteção passiva mais econômica, experimente tampões de ouvido.

Além disso, o condômino prejudicado pode recorrer ao síndico por meio do Regimento Interno do prédio. Por fim, em uma solução mais brusca, é possível fazer um boletim de ocorrência. Para isso, basta procurar a Polícia Civil, registrar o caso e solicitar que medidas cabíveis sejam tomadas.

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.

A Perturbação do Sossego alheio pode ser configurada em qualquer horário do dia ou da noite. A pessoa que sentir-se perturbada, seja com som de veículos, gritarias, algazarras em bares e festas em casas ou condomínios, poderá fazer o registro da ocorrência através do Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO.

Colocar uma estante cheia de livros na parede mais próxima da rua, por exemplo, ajuda a abafar o som. Outra opção simples é adicionar mais móveis e objetos no quarto. Isso ajuda no conforto acústico, pois o som ecoa menos. É possível isolar o chão do quarto com carpete ou colocar um tapete grande, por exemplo.

Para comprovar o barulho em um determinado local ou cômodo em desconformidade com a regra do condomínio, poderão ser realizadas provas testemunhais, vídeos com som, ata notarial ou outra prova para auxiliar na comprovação dos fatos.

As janelas devem ser acústicas.
Se o barulho vier da rua ou de vizinhos, instale janelas à prova de som. É uma opção um pouco trabalhosa e cara, mas a redução do ruído será muito eficaz. Instale janelas com vidros duplos ou isolantes. Os dois tipos funcionam bem e bloqueiam o barulho externo.

O primeiro passo é enviar um telegrama com cópia e aviso de recebimento ao vizinho barulhento, dando um prazo para que cessem os incômodos, geralmente 24 horas. Caso o incomodo ocorra dentro de um condomínio, é bom formalizar uma reclamação no livro de ocorrências.

Para que a simpatia para vizinho se mudar funcionar você deve pegar a caixa e jogar em um rio de água corrente, para que ela seja levada para bem longe. Assim que a caixa for sendo levada, seu vizinho sentirá uma grande vontade de se mudar.

Veja agora algumas dicas para evitar o estresse entre você e seus vizinhos.

  1. Entrar em um acordo com os seus vizinhos. ...
  2. Montar um pequeno estúdio em casa. ...
  3. Alugar uma sala em estúdios ou empresas no segmento de música. ...
  4. Baixar o som do instrumento caso seja elétrico. ...
  5. Barulho – Crime e Contravenção.

Telefone 181. Ou denuncie pelo site: http://www.ssp.sp.gov.br/SERVICOS/denuncias. O disque denúncia garante o sigilo absoluto do denunciante, que pode delatar todos os tipos criminosos, assim como policiais corruptos. Essa denúncia gera um protocolo.

Responsável por dar limite a quem quer fazer barulho, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) aponta que a multa varia de R$ 1.068,00 a R$ 168.00,00, dependendo dos índices encontrados na hora da medição.

O Disque Denúncia 181 foi criado pelo decreto estadual nº 5494/2016.

A fiscalização dos casos será feita pela Polícia Militar, bem como pela Guarda Civil Municipal. O texto da matéria prevê, também, a possibilidade de parceria com outros órgãos.

O registro da ocorrência pela web depende do preenchimento correto de um formulário disponível no site da Delegacia Eletrônica. Além de informações pessoais da vítima, são pedidos dados como local onde o crime aconteceu e características de um possível autor.