Como acalmar um coração de luto?

Perguntado por: igoncalves7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Ilumina a minha alma, afaga o meu coração. A ti confio (dizer o nome da pessoa que partiu), pois sei que no teu colo seguirá em direção a Deus. Sei que tu me confortas, e que ao meu lado caminhas tu e ele, e que a minha alegria é a maior prova de gratidão que lhe posso dar.

Frases de condolências curtas:
“Desejo-lhe paz, conforto, coragem e muito amor neste momento de tristeza.” “Lamento muito por sua perda neste momento. Saiba que tem todo o meu apoio sempre que precisar.” “Estou pensando em você e na sua família com amor para ajudá-los a superar esta perda.”

Na alegria e na tristeza, eu sempre estarei ao seu lado! Apenas um gesto de amor pode confortar alguém que está machucado. O amor restaura corações e transforma toda dor em alegria. Meu amor, tenho percebido como anda aflito, e porque te amo, confortar-te será a minha maior prioridade!

São eles: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.

  • Primeiro estágio: negação. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro Estágio: negociação/barganha. ...
  • Quarto Estágio: depressão. ...
  • Quinto Estágio: aceitação.

Quando por algum motivo o indivíduo não consegue passar por essa fase, ele entra no chamado “luto complicado”. Geralmente, isso acontece com pessoas que perderam entes de maneira abrupta, como em acidentes, tragédias e casos de suicídio e na morte precoce de um filho.

O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

Veja abaixo nossas dicas para enfrentar a perda de um ente querido.

  1. Permita-se ficar triste. Permita-se sentir todos os sentimentos aflorados com o luto. ...
  2. Seja paciente. ...
  3. Lembre-se de coisas boas. ...
  4. Tente manter o seu estilo de vida normal. ...
  5. Se perdoe. ...
  6. Dê uma pausa. ...
  7. Como marcar consulta com a Vittude?

Se depois de passado um tempo significativo, a pessoa ainda se sente presa naquela tristeza, na falta que a pessoa faz, isso pode indicar que esse luto está se transformando em uma depressão.

Chegue perto e puxe conversa. Pode começar com algo trivial como, “Oi, como vai?”. Se ela responder simplesmente “bem”, diga que ela parece triste e se ofereça para conversar. Se a pessoa recusar a oferta, respeite a decisão.

Como ajudar alguém que passa pelo momento de luto?

  1. Evite utilizar clichês. ...
  2. Escute tudo que a pessoa tem a dizer e mostre proximidade. ...
  3. Não diga que ela deve ser forte. ...
  4. Evite dizer algo que exija alguma ação. ...
  5. Mostre que está ali para ajudar. ...
  6. Não escolha o silêncio.

Que Deus possa confortar o seu coração e amparar toda a sua família. Meus pêsames! Sei que o seu coração está devastado por sua perda, que esta mensagem seja luz em seu coração. Saiba que me solidarizo com a sua dor e quero lhe prestar minhas sinceras condolências.

Mude a si mesmo e elas mudarão pelo exemplo, pelo amor e por você ter uma parte de si dentro delas. Faça seu ciclo de vida com consciência. Evoluir e ser a melhor versão de si mesmo. Honre suas histórias.

Que Deus possa confortar o seu coração neste difícil momento. Com o coração pesado, oramos para que o nosso Senhor dê o merecido descanso para esta alma que partiu. Meus mais sinceros pêsames. Meus mais profundos sentimentos para você e para a sua família.

A psicóloga Juliana acrescenta que uma das piores fases do luto é o primeiro ano após a perda, pois será o primeiro ano em que a pessoa enlutada passará os primeiros aniversários e as primeiras datas comemorativas sem a presença da outra. Essa pode ser a fase mais difícil.

Embora isso possa ser assustador e perturbador, não significa que haja algo de errado com você. Depois que alguém morre, é normal vê-lo ou ouvi-lo. Algumas pessoas também relatam sentir o cheiro ou o calor de alguém próximo a elas, ou apenas sentem uma sensação muito forte de sua presença.

É importante manter vivas as memórias daqueles que faleceram. Você consegue ser mais empático com aqueles que estão passando por uma fase de luto, porque sabe como esse processo é importante. Você chega à aceitação, entendendo que superar a morte não é esquecer a pessoa que se foi.

Um estudo inglês apontou que as emoções vivenciadas com o luto provocam desequilíbrios químicos no cérebro. Além disso, são responsáveis por sintomas como dor no peito, sudorese, tremedeira, tontura e fraqueza. Muitas pessoas que passam por esse momento extremamente delicado da vida relatam experiências semelhantes.