Como acalmar um cliente irritado é Cativá-lo?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Enfrentando o nervosismo

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. Coloque-se no lugar do cliente, certamente, isso o ajudará a compreender o sentimento dele e resolver o problema com mais afinco. ...
  4. Sinceridade.

- Cliente lento: demora a tomar decisões, é displicente e distraído. Para atendê-lo é necessário repetir e argumentar várias vezes, e no final fazer um resumo. Dica: encoraje-o e ajude-o a tomar a decisão. Nunca perca a paciência com este tipo de cliente.

Ao lidar com clientes difíceis, é necessário saber dizer não e impor limites. Tudo deve ser realizado por uma conversa clara, que demonstra empatia e proatividade em ajudar. Muitas vezes, a insatisfação ocorre após a compra, logo ter um pós-venda eficaz pode eliminar esse tipo de situação.

Alguns clientes irritados só querem expressar sua frustração, e você só precisa ouvir. Outros estão procurando algo mais concreto, como reembolso ou reforma de um trabalho.

Neste artigo, você vai descobrir como lidar com reclamações de clientes com essas cinco técnicas:

  1. acompanhe a crítica do cliente;
  2. aja rapidamente;
  3. mostre que você está procurando como responder a reclamação do cliente;
  4. diga que você sente muito;
  5. não tente minimizar o problema de um cliente reclamando.

Agora que você conhece a importância de despertar as emoções dos seus clientes, chegou a hora de entender como fazer isso na prática.

  1. Acredite na sua solução.
  2. Utilize as palavras corretas.
  3. Tom de voz e linguagem corporal.
  4. Crie experiências de compra para seus consumidores.
  5. Mostre confiança neles.

Algumas dicas para quebrar o gelo e conquistar a confiança do cliente:

  1. Fale sobre ele;
  2. Chame-o pelo nome;
  3. Faça um elogio honesto e sincero;
  4. Coloque-se sempre no lugar dele;
  5. Anote tudo.

Tem cliente que é expansivo, gosta de falar a maior parte do tempo. Tem cliente que é mais reservado, fechado, que não tem muito tempo para oferecer a uma conversa. Tem clientes que estão num dia ruim, eventualmente mal-humorados, ou há aqueles que são sempre assim.

3 dicas de como atender um cliente chato

  1. Estude o mercado e refute reclamações. Clientes chatos, muitas vezes, são assim como uma técnica de vendas. ...
  2. Acredite no seu produto. Se você acredita que seu produto ou serviço é mesmo bom, deixe o cliente ser chato à vontade. ...
  3. Mude o astral do cliente chato.

COMO CLIENTES GOSTAM DE SER TRATADOS
Para fazer isso é preciso obter o chamado foco do cliente; tentar se colocar no lugar do cliente para perceber como ele enxerga o mundo, quais são seus desejos, interesses, expectativas, sonhos, necessidades, objetivos. E colocar tudo isso acima dos nossos interesses.

Uma vez que você pediu para o seu cliente esclarecer o motivo dele ter dito “não”, pode ser que seja interessante você mudar a sua oferta inicial para tentar transformar esse “não” em um “sim”. Se, por exemplo, o seu cliente disse que o problema era o preço, você pode tentar melhorá-lo e fazer uma contra-proposta.

Quando um cliente passa dos limites e se torna abusivo. Alguns exemplos. Gritar, palavrões, linguagem ameaçadora, linguagem corporal intimidadora, contato físico indesejado ou violência. As regras de atendimento não se aplicam mais quando o cliente passa dos limites.

Vamos ver um pouco mais a fundo cada uma dessas questões e ainda alguns exemplos de respostas para clientes insatisfeitos a seguir.

  1. Vá além das desculpas. Pedir desculpas pelo transtorno causado é a primeira coisa que a empresa deve fazer. ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Responda ao problema. ...
  4. Não esqueça de agradecer.

Veja a lista:

  • Comprometimento. O comprometimento é uma das coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa. ...
  • Ir além do combinado. ...
  • Valores sociais. ...
  • Atendimento ágil e eficaz. ...
  • Atenção às reclamações. ...
  • Sinceridade. ...
  • Comportamento dos colaboradores, uma das coisas que os clientes mais valorizam.

Peça desculpas
Seja qual for o motivo que deixou o cliente insatisfeito, sempre peça desculpas, mesmo que ela não tenha razão. Isso faz com que a pessoa não só se sinta acolhida e segura, mas também que o estabelecimento entenda o motivo da sua reclamação.

Vale a pena até dar um ultimato, oferecendo alguma condição única, associando um gatilho mentais de escassez e urgência, por exemplo, para fazer com que o cliente diga sim ou não, e se caso, ele apresentar uma objeção seja possível tratá-la e seguir com essa negociação.

Como Criar Conexão Emocional com o Cliente: Estratégias para Estabelecer uma Conexão Significativa com os Clientes

  1. Conheça seu público-alvo:
  2. Conte histórias:
  3. Demonstre empatia:
  4. Ofereça um atendimento excepcional:
  5. Invista na personalização:

Apelos Emocionais
Por exemplo, pode fazer isso por meio da utilização de imagens fortes, textos impactantes ou uma música poderosa. Para que um apelo publicitário emocional funcione, ele depende mais dos sentimentos e das percepções subjetivas.

Cliente bem-humorado
Não costuma ter muita pressa e vai fazer de tudo para não deixar o atendimento ficar monótono. Apesar de ele ser uma pessoa — pelo menos aparentemente — fácil de lidar, pode ser um pouco escorregadia em algumas questões.