Como acalmar tosse bronquite?

Perguntado por: tvasconcelos6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Um dos focos do tratamento da bronquite consiste na realização de boas inalações. Além de hidratarem as vias respiratórias e melhorar os sintomas, elas ajudam com a expectoração do muco formado nos brônquios. A inalação padrão, com soro fisiológico, pode ser utilizada para aliviar os sintomas.

A prevenção da bronquite
lavar as mãos com frequência; ficar longe de ambientes úmidos; evitar contato com poeira, fumaça, gases, ácaros e outros agentes que causam alergias; inalar soro fisiológico para manter as vias aéreas hidratadas.

Com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.

A Bronquite Aguda é resolvida na margem de 3 semanas através de algumas medidas como ingestão de muito líquido, repouso e remédios. A Bronquite Crônica, por sua vez, tem somente tratamento e, já que é muito associada ao uso de tabaco, a maior recomendação é o abandono do cigarro.

Falta de ar, tosse, chiado no peito e dificuldade respiratória são alguns dos sintomas de bronquite asmática, muito notados principalmente durante as crises.

Alimentos que devem ser evitados durante as crises de bronquite

  • Refrigerantes;
  • Café ou outra bebida que contenha cafeína;
  • Chocolate;
  • Macarrão.

Seu médico deve ter aconselhado-o a utilizar seu inalador regularmente todos os dias ou somente quando você estiver ofegante ou com falta de ar. Não tome doses duplas, a menos que o seu médico tenha recomendado. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Prednisona e prednisolona são os mais conhecidos, sendo receitados em forma oral (comprimidos) para tratamentos pontuais por aliviarem os sintomas críticos da asma.

Chá de gengibre
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias que aliviam os sintomas da bronquite. Aliás, uma pesquisa publicada na revista Phytotherapy Research em 2012 sugere que o gengibre é bom não apenas para a bronquite como também para vários tipos de infecções respiratórias.

À medida que os músculos relaxam durante o sono, as vias aéreas superiores se estreitam e aumentam a resistência dos pulmões. Isso significa que você tem mais probabilidade de ter dificuldades respiratórias e ataques de tosse durante a noite.

Nossas análises mostram que o tratamento com prednisona ou prednisolona é altamente eficaz na redução de eosinófilos no escarro na bronquite eosinofílica. Essa redução é acompanhada de uma redução de outros marcadores inflamatórios no escarro ligados à bronquite eosinofílica, tais como PCE e IL-5.

Pessoas que têm a doença podem consumir gelados normalmente.

A inalação com soro fisiológico pode ajudar a dissolver o muco, facilitando a expectoração, além de umedecer as narinas e diminuir a irritação nas mucosas. Por fim, é crucial evitar eventos que possam provocar uma crise de tosse na bronquite.

Como é o tratamento? Como a bronquite crônica não tem cura, o tratamento é voltado para reduzir a resposta inflamatória e, com isso, melhorar a respiração dos pacientes. Além disso, é muito importante evitar excesso de poeira em casa, um dos principais gatilhos para crises.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Tosse, sensação de falta de ar e cansaço são os principais sintomas, mas alguns remédios para asma e bronquite, como o Aerolin e o Berotec ajudam a controlar estes desconfortos.

Não fumar é a principal forma de combate à bronquite crônica
O paciente também deve abandonar o tabagismo e buscar distância de substâncias que podem agravar os sintomas, como pólen, ácaros, poeira e poluição. Repouso, alimentação saudável e hidratação adequada também são importantes no tratamento.