Como acalmar o intestino nervoso?

Perguntado por: opires . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Tratamentos para síndrome do intestino irritável

  1. 1 – Cortar alimentos que possam desencadear uma crise. ...
  2. 2 – Enriquecer a alimentação com os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas. ...
  3. 3 – Ter hábitos alimentares controlados. ...
  4. 4 – Tomar muita água. ...
  5. 5 – Reduzir o estresse. ...
  6. 6 – Usar os medicamentos adequados.

Dependendo da erva, chás podem ser benéficos ou causar sintomas para pacientes com SII. Chá de gengibre pode ajudar a diminuir dor e náusea, enquanto o chá de hortelã diminui dores e distensão abdominal. Outros chás como o branco, verde e preto também são baixos em FODMAP e podem ser consumidos.

Os medicamentos mais usados para o tratamento da síndrome do intestino irritável são:

  • Brometo de Pinavério 100mg.
  • Brometo de Pinavério 50mg.
  • Ceftriaxona Dissódica.
  • Ceftriaxona Sódica.
  • Digedrat.

Tratamentos para síndrome do intestino irritável

  1. 1 – Cortar alimentos que possam desencadear uma crise. ...
  2. 2 – Enriquecer a alimentação com os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas. ...
  3. 3 – Ter hábitos alimentares controlados. ...
  4. 4 – Tomar muita água. ...
  5. 5 – Reduzir o estresse. ...
  6. 6 – Usar os medicamentos adequados.

A ansiedade, raiva, nervosismo, ira e tristeza podem ter origem no intestino, órgão classificado pelos especialistas como segundo o cérebro do corpo.

Quando a pessoa sente alguma emoção forte, ela pode vir a ter problemas como gases, diarreia, constipação, SII, dor abdominal ou até mesmo úlcera. Para confirmar o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável, os pacientes devem notar os sintomas por pelo menos 12 semanas consecutivas.

A gastroenterologista Daniela Jodorkovsky explica que essa relação entre o desconforto digestivo e a ansiedade se dá porque o intestino tem muitos nervos, e por isso é considerado nosso segundo cérebro. Esses nervos estão constantemente enviando e recebendo sinais ao cérebro.

“Se um paciente sofre, por exemplo, de síndrome do intestino irritável, a gente vê que existe um aumento do filo firmicutes e uma diminuição do filo bacteroidete. Nos casos de depressão e ansiedade, a literatura descreve uma diminuição de bactérias marcadoras de saúde.”

Quem tem síndrome do intestino irritável deve evitar o consumo de massas, doces e qualquer tipo de alimento à base desses ingredientes. Quando chega ao intestino, o glúten forma uma “cola” que gruda às paredes do órgão. Isso causa inflamações e dificulta a absorção de outros nutrientes.

2 – Tomar chá calmante (camomila ou cidreira); 3 – Comer frutas não cítricas, verduras, carne branca e iogurte; 4 – Evitar café, chocolate ou alimentos com muita gordura; 5 – Outra forma de alimentação adequada é o tratamento natural com alimentos como semente de linhaça, hortelã, gengibre e aveia.

Para outras pessoas, trigo, laticínios, feijão, chocolate, café, chá, alguns adoçantes artificiais, alguns tipos de verdura (como aspargos ou brócolis) ou frutas (como damasco) parecem agravar os sintomas. Esses alimentos contêm carboidratos que são mal absorvidos pelo intestino delgado.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Além de prejudicar a digestão, o estresse aumenta a recorrência de problemas gástricos, alterações do hábito intestinal e até síndrome do intestino irritável. Isso porque todo o sistema digestivo possui células nervosas e, como uma “via de mão dupla”, ele se conecta diretamente ao nosso cérebro.

A SII pode ser agravada por stress ou por determinados alimentos, os sintomas ocorrem por períodos de tempo que variam entre uns dias a uns meses. Normalmente é uma condição para a vida, embora tenda a melhorar ao fim de alguns anos.

Os antidepressivos recomendados pelas guidelines para o tratamento da SII são os ADT e os SSRI, embora os primeiros tenham uma recomendação mais forte. Os antidepressivos são eficazes a reduzir os sintomas e a melhorar a qualidade de vida dos doentes com SII.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

Sintomas mais comuns da colite

  • Cólicas;
  • Barriga inchada;
  • Gases (que por vezes emitem sons da barriga);
  • Sensação de não ter evacuado tudo;
  • Alteração no aspecto das fezes (presença de mucosa);
  • Aumento do número de evacuações ao longo do dia.

Ansiedade e estresse podem provocar constipação e até úlcera gástrica.

Estresse e ansiedade não causam a SII, mas podem desencadear episódios ou piorar os sintomas. Saber que a SII não é uma condição séria pode aliviar a ansiedade ou o estresse de um paciente. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas.

Para evitar tudo isso, é importante manter a flora intestinal equilibrada entre bactérias boas e ruins, com a ingestão adequada de água e fibras, além da prática regular de atividade física.

Alguns estudos indicam os probióticos Bifidobacterium e Lactobacillus para ansiedade e depressão, pois eles possuem benefícios para a saúde mental. No entanto, o mais indicado é procurar por uma prescrição de probióticos para ansiedade para garantir que você esteja consumindo a espécie e a quantidade correta.