Como acalmar o bebê com refluxo?

Perguntado por: vreal3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

O ideal é encostar barriga com barriga e inclinar levemente a cabeça da criança, posicionando-a na dobra do cotovelo. Quando o bebê terminar de mamar, espere até ele conseguir arrotar – isso pode levar de dez a 30 minutos. Mantenha-o em pé, ereto e firme, sem dar tapinhas nas costas ou sacudi-lo.

Quais os sintomas? O bebê, em geral, apresenta irritabilidade intensa após as mamadas, pode ter dor na região do abdômen, como cólicas, assim como dificuldade em dormir ou em se alimentar. Quando acontecem vômitos, pode sentir irritação na garganta, tosse crônica, engasgos e até mesmo pausas respiratórias.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.

O ácido gástrico que sobe repetidamente após as mamadas pode irritar o revestimento da garganta do bebê e causar uma sensação constante de azia. Além disso, colocar o bebê de costas para dormir (que é a maneira mais segura deles dormirem) tende a piorar ainda mais os sintomas de refluxo.

Depois dos 18 meses, os episódios de refluxo e regurgitação praticamente cessam.

Considera-se que certos alimentos podem ter algum efeito no refluxo da criança: produtos lácteos, cafeína, pimentas, gordurosos e as comidas ácidas. Se quiser fazer regime, consulte sempre o seu médico.

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

São recomendados chá de limão e vinagre de maçã, água com limão e chá de gengibre com limão. É possível melhorar um pouco do refluxo com mudança de hábitos simples do dia a dia. Evite as seguintes atitudes: Deitar logo após comer (esperar pelo menos uma hora)

SINAIS E SINTOMAS DO REFLUXO
Seu bebê pode não apresentar quaisquer sinais de refluxo ou podem apresentar os seguintes sinais: Cuspir leite durante ou após as mamadas. Recusar alimentos ou engasgar. Soluços ou tosse persistentes.

Existem também as fórmulas antirrefluxo, como o NAN EngrossAR ou NAN Sensitive, Aptamil AR e Aptamil Sensitive Active, que são pré-engrossadas e no estômago do bebê tornam-se gelatinosas. São indicadas para os bebês que não apresentam intolerâncias alimentares, mas sim a imaturidade do esfíncter esofágico.

O tratamento para o refluxo com medicamentos em recém nascidos é simples, medicação anti refluxo Domperidona e Label de 8 em 8 horas, mas é preciso que o pediatra prescreva a quantidade pertinente para o bebê3.

Como melhorar a qualidade do sono quando se tem refluxo?

  1. Cuidado com a alimentação. Alguns alimentos e bebidas podem acentuar a incidência de refluxo. ...
  2. Não deite após comer. Ir para a cama logo depois de comer pode causar refluxo. ...
  3. A posição na hora de dormir. ...
  4. Use uma almofada antirefluxo.

Buscoduo. butilbrometo de escopolamina e paracetamol. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas, dores e desconforto na barriga. MS 1.7817.0889. Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona.

O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar. Muitas vezes o bebê se joga para trás e não aceita a alimentação.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Aptamil AR® é uma fórmula infantil indicada para o tratamento dietético da regurgitação. É adequado para a alimentação de lactentes, como fonte alimentar única, desde o nascimento até aos 6 meses de idade, quando não amamentados.

No caso dos recém-nascidos, é natural que regurgitem - ou seja, golfem - até os 4 ou 5 meses de vida sempre após as mamadas. Portanto, não é preciso se preocupar, apenas tomar alguns cuidados no dia-a-dia do bebê.