Como acalmar a dor na alma?

Perguntado por: upires . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Como superar a angústia?

  1. Tenha um mantra positivo para combater os pensamentos dolorosos. ...
  2. Crie distância física do que causa angústia. ...
  3. Concentre-se em você ...
  4. Pratique a atenção plena. ...
  5. Seja gentil consigo mesmo. ...
  6. Permita que as emoções negativas fluam. ...
  7. Aceite que a outra pessoa não vai pedir desculpas.

A angústia é considerada uma percepção psicológica caracterizada pela mudança de humor, perda de paz interior, dor, insegurança, culpa, mal-estar e tristeza. Ou seja, ela é a junção de questões emocionais e físicas que podem chegar ao limite de nos impedir de realizar tarefas cotidianas ou provocar isolamento.

Ap21; 4 não haverá mais morte nem dor, nem lágrimas e nem ranger de dentes. Sabemos da existência da depressão e opressão que provem de um problema físico, mas diz o evangelho sobre a depressão e opressão, chamada doença da alma, ou dor da alma, essa somente curada com o poder da oração; Atos 10; 38.

Comentário: Os remédios para a cura da alma são: Fé, oração, arrependimento, confissão, e mudança de hábito, estes são os passos para receber a cura da alma. Busque a Deus, se quer realmente a cura da alma, precisa ansiar por sua graça, confessar os seus pecados e receber a paz que somente Cristo pode dar.

Sim, viver dói e muito! São decepções, tristezas, arrependimentos, rompimentos. Nem sempre é o lado positivo da vida que está em evidência, mas são elas, as nossas angústias, aquelas que insistimos em abrigar em nossos corações por pura incapacidade de digeri-las.

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.

Na depressão, ocorre uma alteração no funcionamento do cérebro: algumas regiões são desligadas e outras superativadas. Em consequência disso, ocorrem várias mudanças nas emoções, formas de pensar (a pessoa passa a focar no negativo) e autoestima, o corpo fica mais sensível à dor e aos desconfortos.

Deus nos dá paz e vitória no meio da angústia.
As muitas dificuldades podem nos angustiar. Mas quando pedimos ajuda a Deus, ele muda a situação. Na angústia aprendemos a depender totalmente de Deus, reconhecendo que sem ele nada podemos fazer. Deus nos ama e não nos abandona na angústia.

Mesmo Davi sendo rei, ele experimentou dias de angústia, isso porque Jesus Cristo disse: “No mundo tereis aflições, mas Ele disse tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Talvez aquilo que está te machucando, ferindo, queimando, afligindo e angustiando a sua vida, leva-o, muitas vezes, a voltar-se para Deus.

Durante o tratamento da angústia, o antidepressivo tricíclico amitriptilina (Elavil) é o mais recomendado para ser utilizado como analgésico, principalmente por sua atuação sedativa contra a dor e aumento de atividade dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Busque um propósito
Ter um propósito, seja ele qual for, deve ser uma das prioridades de quem ainda não sabe como encontrar o sentido da vida. Essa motivação deve estar alinhada com suas crenças e valores, para que reflita de maneira significativa no seu desenvolvimento pessoal.

Na Bíblia Deus diz que a tristeza é passageira, não dura para sempre (Salmos 30:5). Deus também sente tristeza (Jesus chorou) e se compadece de quem está triste. Haverá um tempo, quando formos morar no Céu, em que não haverá mais dor, choro nem tristeza.

Salmo 116 - Contra a Aflição. Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica. Porque inclina para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver. Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza.

O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer crescer na fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo, como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado. Deus usa o sofrimento para refinar-nos.