Como acabar de vez com oxiúrus?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Uma única dose de mebendazol, albendazol ou pamoato de pirantel, repetida duas semanas depois, geralmente cura a infecção por oxiúros. Cremes e pomadas antipruriginosos, como vaselina fenicada, aplicados diretamente sobre a área perianal podem aliviar os sintomas.

Irritabilidade, diarreia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais são os outros sintomas. Lesões na mucosa, dermatite e infecções secundárias podem aparecer na região anal. No caso de pessoas do sexo feminino, estas podem ter vaginites, em face da proximidade da vagina com o ânus.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido.

A dosagem recomendada de ivermectina para o tratamento da oncocercose é uma dose oral única que visa fornecer aproximadamente 150mcg de ivermectina por quilo de peso corporal.

O tratamento da oxiuriase é realizado com fármacos de uso oral, e higiene das roupas íntimas. Lavar com água e sabão, secar ao sol e passar à ferro são medidas suficientes para a higiene dessas roupas. Att. Dra Valéria Matarotti.

Os oxiúros vivem no intestino e põem seus ovos na pele ao redor do ânus (a abertura por onde saem as fezes [cocô]), causando coceira.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

infectologista

Qual o médico especialista mais indicado para o tratamento do oxiúrus? Tem que ser um infectologista.

Ele se caracteriza por possuir cor branca e cutícula brilhante e estriada. O E. Vermiculares vive no intestino grosso e na porção final do intestino delgado do homem, onde se alimenta de bactérias e algumas substâncias presentes no local.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são:

  • Albendazol, 10 mg/kg em dose única, até o máximo de 400 mg. Repete-se a dose em duas semanas.
  • Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia*, durante 3 dias consecutivos. Repete-se a dose em duas semanas.
  • Pamoato de pirantel, 10 mg/kg, dose única, até o máximo de 1000 mg.

Elas têm propriedades que podem matar vários tipos de vermes intestinai. O mamão também auxilia na indução da enzima conhecida como “papaína”, que ajuda na remoção de vermes intestinais. Cenoura, beterraba, banana, maçã e coco são ricos em fibras e atuam como “vermífugos naturais”.

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Não tome mais do que o médico receitou. É melhor ingerir albendazol na mesma hora todos os dias. Se você não apresentar melhora após três semanas, fale com seu médico. Um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.