Como acabar de vez com a foliculite na virilha?

Perguntado por: emota . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

A depilação a laser é o melhor tratamento para foliculite na virilha e em outras regiões do corpo. Isso porque, ao contrário de outros métodos, ela é capaz de atuar diretamente no bulbo do folículo, evitando que as bactérias se proliferem na área tratada.

1 – Nebacetin para foliculite
Há quem utilize a pomada Nebacetin para foliculite.

Como tratar foliculite nas virilhas
As formas mais comuns de se tratar a foliculite nessa região é fazer uma higiene local com água morna e sabonete antisséptico, e, se o médico achar necessário, o uso tópico de pomadas que contenham antibióticos, bem como cremes com corticoides.

Uma das formas de aliviar a coceira e inflamação causadas pela foliculite é aplicar compressas mornas de água e sal. Para isso, aqueça a água, adicione sal, mergulhe uma toalha e, depois de torcê-la, coloque sobre a região afetada da pele.

A foliculite surge em áreas de pele com pelo. Pode afetar apenas uma área localizada ou uma área extensa. Pode durar apenas alguns dias (aguda) ou persistir durante muito tempo (crónica).

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

A foliculite estafilocócica, a mais comum, pode afetar pessoas de toda as idades, tanto homens quanto mulheres, e embora melhore com tratamentos por curtos períodos de tempo, tem a foliculite tem cura apenas quando a pessoa adota hábitos de vida que evitam a inflamação dos folículos pilosos.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

A foliculite é contagiosa? Por geralmente ser causada por traumatismo cutâneo, a foliculite geralmente não é considerada uma doença contagiosa. Há alguns casos, entretanto, em que a alteração pode ser transmitida de pessoa para pessoa — especialmente quando a lesão é causada por infecções bacterianas ou virais.

Devido à alta frequência de resistência à penicilina, outros antibióticos como a dicloxacilina e a cefalexina são tratamentos por via oral de primeira escolha. A foliculite estafilocócica, particularmente no couro cabeludo ou no tronco, às vezes é persistente ou recorrente, apesar do tratamento.

7 passos para a depilação com lâmina ficar perfeita

  1. Fazer uma esfoliação antes. ...
  2. Fazer a depilação no banho. ...
  3. Usar creme de barbear para depilar. ...
  4. Depilar no sentido do crescimento dos pelos. ...
  5. Lavar a lâmina durante a depilação. ...
  6. Aplicar creme hidratante depois. ...
  7. Só usar a lâmina 3 vezes.

Ação Cicatrizante, Analgésica e Anti-inflamatória: A foliculite pode ser desconfortável e dolorosa, impactando o bem-estar da pele. Com sua ação cicatrizante, o sabonete de açafrão ajuda a promover a cura das áreas afetadas, aliviando a irritação e reduzindo a inflamação.

Não se deve espremer nunca o pontinho da foliculite. Não adianta apertar que não vai sair nada. A foliculite não é algo “maduro” pra você estourar. Você pode fazer o ressecamento deles para o fechamento do folículo, como fazemos aqui no espaço Tez (até de maneira vegana).

Compressas quentes, antibióticos e antimicóticos de uso tópico, sempre sob recomendação de um dermatologista, são soluções que costumam agir com bastante eficácia no combate à foliculite profunda - considerada como a mais dolorida e preocupante, já que ela pode deixar cicatrizes na pele.

- Aplicar maisena (essa dica é muito valiosa, ajudará a ressecar e refrescar o local nos primeiros 3 dias. - Após o processo de descamação ser iniciado, geralmente após o 3º ou 4º dia, aplicar bepantol ou cicaplast que manterá a pele hidratada.

A foliculite na virilha costuma ser tratada logo na fase inicial, fazendo a higiene local com água morna e sabonete antisséptico, e mantendo a região sempre seca e nunca abafada, para respirar.

Quando procurar por um dermatologista
Luann Lôbo, é indicado procurar um médico quando a foliculite não melhora com o uso de compressas ou medidas gerais de higiene. “Quadros com lesões mais extensas, mais numerosas, e que geram sintomas muito desconfortáveis também devem ser avaliados pelo médico”, explica.

Ela pode ser causada por dois tipos de vírus diferentes: herpes simples Tipo 1 (HSV1) e o vírus do herpes simples Tipo 2 (HSV-2).

Geralmente de quatro a dez dias.