Como acabar de uma vez por todas com o corrimento?

Perguntado por: egois . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Como se livrar do corrimento vaginal? Conheça alguns truques

  1. 1 - Utilize sabonete neutro para uma boa higiene íntima. ...
  2. 2 - Use calcinhas absorventes reutilizáveis no período menstrual. ...
  3. 3 - Seque bem a região íntima depois de tomar banho. ...
  4. 4 - Evite ficar com roupas molhadas por um longo tempo.

Ter corrimento vaginal é absolutamente normal, mas a mulher deve ficar atenta a alguns aspectos como cor, odor e volume, pois alterações nessas características podem indicar alguma doença. Muitas mulheres ficam preocupadas quando notam alguma secreção vaginal.

Remédios caseiros para tratar os tipos de corrimento vaginal

  1. 1 – Chá de goiabeira. As folhas de goiabeira apresentam propriedades antibacterianas. ...
  2. 2 – Chá de vassourinha-doce. As folhas de vassourinha-doce também tem propriedades antissépticas e antibióticas. ...
  3. 3 – Chá de alho. ...
  4. 4 – Óleo de melaleuca.

Recorra ao vinagre, bicarbonato de sódio e sabão neutro
Para tirar mau cheiro de calcinha ou outras peças íntimas, a melhor estratégia é preparar uma solução antifúngica com 1 litro de água, 250 ml de vinagre de vinho branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e ½ colher de sopa de sabão em pó neutro.

Clotrimazol
A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. Isso contribui para o alívio dos sintomas causados pela doença, como coceira, vermelhidão e corrimento na região genital.

Existem algumas opções de tratamento caseiro para diminuir os incômodos causados pelo corrimento com mau cheiro, como:

  1. Banho de assento com folhas de goiabeira. ...
  2. Ingestão ou uso local de alho. ...
  3. Banho de assento com cascas de barbatimão. ...
  4. Banho de assento com aroeira. ...
  5. Banho de assento com pimenta rosa.

O corrimento vaginal atípico pode ser um sintoma de um desequilíbrio bacteriano, uma infecção ou IST, ou, em casos raros, câncer do colo do útero. Para manter a vagina saudável, evite lavá-la internamente e use proteção durante atividades sexuais.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

A mulher que tem um corrimento amarelo ou amarelo-esverdeado com odor forte (lembrando o cheiro de peixe) e ainda sente dor ao urinar, coceira e ardência na região, pode ter o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A cura da candidíase de repetição passa por uma análise detalhada das causas da infecção e da realização do tratamento adequado. Dentro desse cenário, torna-se fundamental que haja mudanças de hábitos alimentares e de vida, fazendo com que a imunidade se fortaleça e evite que os fungos sobrevivam.

Quando você percebe que seu corrimento é branco e espesso e tem outros sintomas (coceira vaginal, vermelhidão e ardência na região), é possível que você esteja com candidíase.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

O corrimento vaginal normal geralmente tem as seguintes características: Pode ser espesso, aquoso ou elástico. Sua cor é branca, leitosa ou transparente. Apresenta odor muito suave ou nenhum odor.

Quando o corrimento apresenta sinais diferentes e provoca dor, coceira, desconforto e ardência, isso pode indicar uma série de doenças. As mais comuns são vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e tricomoníase.

Corrimento marrom ou vermelho (com sangue)
Em casos mais graves, o corrimento marrom ou vermelho pode ser um indicativo de câncer na vagina, no colo do útero ou no endométrio. Mas tenha atenção, já que, nos primeiros dias depois do término do período menstrual, é comum ter esse tipo de secreção.

As três principais causas de corrimento vaginal e que representam 95% dos casos são: vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e a tricomoníase.

  • Vaginose Bacteriana. ...
  • Candidíase Vulvovaginal. ...
  • Tricomoníase.

Deficiência imunológica. O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.