Como acabar com seroma após cesárea?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Usar drenos de aspiração contínua se houver algum tipo de secreção; Utilização de curativos compressivos e cintas modeladoras. O curativo é um dos itens de extrema importância, pois é feito para promover a aderência e cicatrização tecidual, prevenindo espaços para o acúmulo do Seroma.

O seroma aparece como uma reação inflamatória causada pelo próprio sistema imunológico. Ele surge nas primeiras semanas de pós-operatório. No caso do encapsulado, pode surgir em meses, já que é uma consequência do não tratamento.

O Seroma é uma complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

Confirmado o diagnóstico, um dos tratamentos mais comuns para o seroma encapsulado é a aplicação de corticoide. No entanto, ele pode prejudicar a qualidade e a aparência da cicatriz. Outra alternativa para eliminar o seroma encapsulado é a ultracavitação.

O tratamento do seroma geralmente é através da punção. A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido. Se a área puncionada está temporariamente anestesiada (nos casos de lipo e abdominoplastia), o procedimento tende a ser indolor.

Compressa quente
“Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”.

Primeiros sintomas
Em alguns casos podem ocorrer inchaço, dor, vermelhidão e aumento da temperatura no local, sintomas típicos de uma inflamação e de uma infecção. Neste caso, um sinal de alerta bem importante”. Normalmente, o seroma aparece nas primeiras duas semanas após o procedimento cirúrgico.

Você sabe o que é? Pré-disposição genética e o não uso de uma cinta ou curativo compressivo são alguns fatores que ocasionam este problema. O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia.

É completamente normal sair secreção após a cirurgia quando a mesma possui um aspecto translúcido, levemente amarelado e inodoro, sendo chamado de seroma. Esse líquido faz parte do processo natural da cicatrização, podendo ser absorvido pelo próprio corpo ou drenado. É normal sim!

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

Sensação de que o local está mais quente; Dor; Muitas vezes, febre alta; Odor ruim no local da ferida ou da cirurgia.

O inchaço depois da cesárea é uma situação comum e que atinge grande parte das mulheres após o nascimento do seu bebê, mas pode ser facilmente resolvido com a ajuda dos cuidados que listamos acima, que são fundamentais em um período tão delicado.

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.