Como acabar com rachaduras nos pés com glicerina?

Perguntado por: rbernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Anote aí: 1 vidro pequeno de glicerina líquida, 1 vidro de água oxigenada para curativo (10 volumes), 3 comprimidos de Melhoral adulto. Faça um creme misturando tudo e conserve em local fresco. Para usar, não tem mistério: basta aplicar na região, como um creme normal.

O tratamento caseiro inclui, ainda, um escalda-pés duas vezes por semana para amolecer a pele e garantir melhor penetração do creme hidratante. Para o escalda-pés, é necessário uma bacia com água morna e duas colheres de creme hidratante. Basta misturar e deixar o pé de molho por 5 a 10 minutos.

Hidratação local é fundamental. Cremes hidratantes e queratolíticos à base de ureia e/ou ácido salicílico trazem excelentes resultados. Esfoliação ou utilização de lixas para os pés podem ser feitos 1 a 2 vezes por semana.

Como tratar ressecamento no calcanhar? 5 principais dicas

  1. 1 - Usar um sabonete adequado. ...
  2. 2 - Investir em um hidratante específico para a região. ...
  3. 3 - Esfolie o seu pé com uma pedra pomes. ...
  4. 4 - Usar meias de algodão para dormir. ...
  5. 5 - Procurar um dermatologista em casos mais graves.

5 dicas para deixar seus pés macios e lisinhos!

  1. Hidrate, hidrate e hidrate. Ao menos uma vez por dia, passe um creme próprio para os pés ou um hidratante potente, que contenha ureia ou ácido lático. ...
  2. Esfolie a pele uma vez por semana. ...
  3. Vá ao podólogo. ...
  4. Evite sapatos muito apertados. ...
  5. Faça pedicure a cada 15 dias.

Óleo de Coco Extravirgem

Os pés merecem cuidados especiais, pois estão mais expostos ao ressecamento, já que não possuem glândulas sebáceas. O Óleo de Coco Extravirgem é um grande aliado na recuperação deste tecido, pois prolonga a hidratação dos pés, deixando-os macios e suaves.

"Em alguns casos, as fissuras podem estar associadas a algumas doenças, como hipotireoidismo, diabetes, psoríase plantar, dermatites e as ceratodermias, doenças genéticas mais raras.

Uma ótima solução caseira para o calcanhar rachado é passar um óleo hidratante caseiro preparado com óleo de milho e alho. Esta mistura, além de hidratar profundamente a pele, devido ao óleo, também elimina bactérias que possam estar ressecando ainda mais a pele, devido às propriedades do alho.

Esfregue os pés com um esfoliante (de preferência, utilize pedra pomes para auxiliar no processo) para retirar o excesso de queratina e pele morta da região. Aplique um hidratante e massageie o calo para finalizar.

O ressecamento dos pés também pode estar relacionado com algumas doenças, como diabetes e hipotireoidismo. No primeiro caso, a pele fica desidratada por causa das lesões nos nervos que controlam a produção de sebo e suor e em função do aumento da micção, que leva à desidratação orgânica.

Para aplicar, basta fazer uma misturinha com 3 colheres de sopa de óleo de coco, a mesma quantidade de um creme hidratante da sua preferência e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois, é só aplicar nos pés no fim do banho, tomando bastante cuidado para não escorregar.

A saída é aplicar um hidratante específico para a região, de preferência um creme hidratante que, além de repor a água perdida e amaciar a pele, forma uma película protetora que previne a desidratação. Se quiser potencializar a absorção do produto, aplique o creme nos pés antes de dormir e enrole-os em plástico PVC.

Evite a lixa
Lixar demais os calcanhares pode acabar tendo o efeito contrário ao desejado: a prática engrossa ainda mais a pele. A podóloga dá a dica de uma alternativa: – O ideal é usar a pedra-pomes, no banho. Não causa lesões e evita a produção de queratina, que deixa a pele com aquela aparência esbranquiçada.

Receita caseira para eliminar rachadura dos pés
Em um pequeno recipiente, triture completamente dois comprimidos de ácido acetilsalicílico (o famoso AAS) até formar um pó bem fininho. Em seguida, adicione 20 ml de água oxigenada volume 10 e misture bem. Aplique a solução após o banho, massageando os pés.

"É preciso apostar em produtos que tenham ação hidratante e também queratolítica, que vai degradar a queratina no local, afinando a pele. Gosto de associar cremes à base de ureia e ácido salicílico com vaselina, por exemplo.

Passe bastante creme nos pés, coloque dentro de um saco e deixe por trinta minutos. Encha uma bacia com água morna e óleo de amêndoa, que é emoliente e cheira muito bem, e deixe seus pés descansando. Quando estiver esfriando, tire e seque com uma toalha.

COMO MANTER PÉS BONITOS E SAUDÁVEIS

  1. Hidratar com cremes específicos para os pés;
  2. Ingerir água com frequência;
  3. Escolha do calçado adequado para cada ocasião, evitando sapatos com saltos, apertados e desconfortáveis;
  4. Limpeza dos pés, dos dedos e das unhas;
  5. Corte correto das unhas, evitando que encravem.