Como acabar com queloide de piercing no nariz?

Perguntado por: amagalhaes9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O procedimento, também conhecido como corticoterapia, é uma boa forma de como tirar queloide no nariz e na orelha, desde que também seja associado a outros tratamentos, como silicone, compressão e crioterapia.

Quanto tempo demora para sair queloide? A queloide infelizmente é uma condição da pele que não tem cura, e dificilmente some espontaneamente com o tempo. No entanto, dependendo do tratamento, ela pode diminuir e ficar mais suave ao passar dos anos, o que também dependerá da pele de cada indivíduo.

Pode estourar o queloide? Existem alguns mitos populares sobre a perfuração do queloide, mas a dermatologista não recomenda estourar: “mas pode sair uma secreção esbranquiçada de forma espontânea”.

É recomendado? De acordo com a dermatologista Fabiana Seidl, não. “O ideal é que não seja feito nenhum piercing ou tatuagem em cima de um processo inflamatório ou quelóide/ cicatriz hipertrófica”, diz.

3) Crioterapia: procedimento que usa nitrogênio líquido para congelar o queloide de dentro para fora. Funciona melhor em cicatrizes pequenas a fim de reduzir a firmeza e o tamanho da lesão.

O queloide ocorre devido ao excesso de colágeno produzido durante o processo de cicatrização, permitindo que o tecido da pele cresça de maneira disforme e volumosa.

Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo. Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.

Sintomas: Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz. Dependendo do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação.

Veja as 6 melhores pomadas para queloide e previna-se:

  1. Stratamed. O Stratamed é uma película protetora para cuidado avançado das feridas. ...
  2. Strataderm. ...
  3. O'Gel fita de silicone. ...
  4. Contractubex. ...
  5. Kelosil. ...
  6. Diprogenta.

Utilize um cotonete seco para retirar a umidade. Caso seja necessário, utilizar um creme cicatrizante, indicado pelo profissional que realizou o furo. Mantenha o local do furo arejado e seco. Não durma em cima do local perfurado.

O uso de piercings está entre as principais causas do aparecimento de queloides. Isso porque a perfuração resulta em uma ferida, e com a ação natural do organismo de cicatrizar aquela lesão, a queloide – que nada mais é do que uma formação tecidual em excesso – aparece.

Queloide ou cicatriz queloidiana é um calombo que aparece devido ao excesso de colágeno (proteína) resultante do processo de cicatrização exacerbada em uma ferida. O queloide surge, geralmente, depois de machucados, cortes, feridas, queimaduras e cirurgias, como resultado do processo de cura da pele.

O queloide
O primeiro passo a que devemos nos atentar numa cicatriz pós-cirúrgica é se foi desenvolvido queloide ou se é apenas uma cicatriz hipertrófica. Ambos são muito parecidos em sua composição. Eles crescem acima do comum, ficam avermelhados, causam muita coceira e também doem.

A injeção de um corticoide, geralmente o acetato de triancinolona, é o tratamento mais usado para amenizar os queloides. O seu uso precoce impede as cicatrizes de ficarem muito extensas e ainda ajuda a deixá-las mais planas. As injeções podem ser repetidas a cada 1 ou 2 meses.

É importante manter a área higienizada e evitar tocar ou mexer no piercing para reduzir o risco de infecção, principalmente durante os primeiros dias após a perfuração. É preciso de muito cuidado, afinal, se a área ao redor do piercing ficar muito inflamada e dolorida, é possível que seja necessária a remoção.

Uma das opções de limpeza é a Solução Salina, também conhecida como água e sal/água salgada. Você pode comprar em estúdios de tatuagem e piercing ou encomendar pela internet. Mas também, pode ser feito em casa de forma simples e fácil.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local.