Como acabar com piolhos com secador?

Perguntado por: iescobar3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Logo após o uso do shampoo, pode-se secar o cabelo com o secador, passar a chapinha para alisar o cabelo e então passar o pente fino. Com os cabelos lisos, o pente fino desliza mais facilmente e o processo de retirada das lêndeas se torna um pouco menos trabalhoso.

Outra forma de lidar com as lêndeas é usar chapinha nos fios. Tortelly explica que a temperatura elevada mata os ovos, porém ressalta que a prática deve ser realizada sempre com o cabelo seco e com cuidado para não queimar o couro cabeludo.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.

Vinagre. O vinagre é um ótimo aliado na prevenção e cuidado contra os piolhos. Misture o vinagre com água morna em partes iguais e aplique no cabelo do seu filho.

A presença de piolhos viáveis após 24 horas do tratamento favorece a hipótese de resistência, enquanto recidivas tardias normalmente são devidas à reinfestação. Nos casos de suspeita de resistência, as alternativas são: Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias.

Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho. As crianças sofrem discriminação, ganham apelidos desagradáveis na escola, mas nosso papel é esclarecer que qualquer pessoa, independente de raça ou renda familiar, pode ser infestada.

Lavar a cabeça com vinagre
O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas.

Óleo de coco: o óleo de coco deve ser aplicado seguindo os mesmos princípios do azeite. Óleos, além de matarem os piolhos, também ajudam a deixar o cabelo bem hidratado e brilhoso. Vinagre de maçã: misture o vinagre com o creme de pentear e use após lavar o cabelo.

O vinagre pode ser útil para desgrudar as lêndeas do cabelo e facilitar sua remoção com o pente fino. Ou seja, a solução pode ser usada como complemento, para retirar piolhos e lêndeas que restaram após a aplicação do medicamento. Utilize uma medida de vinagre para uma medida de água.

Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Estas, caso não tratadas, podem, ainda que raramente, evoluir para infecções sistêmicas potencialmente graves. A presença de linfonodomegalias cervicais (ínguas no pescoço), no caso da pediculose do couro cabeludo, é outra complicação bastante comum resultante destas infecções secundárias da pele.

A mais tradicional é usar um pente bem fino desde o couro cabeludo para retirar todas as larvas e todos os ovos. A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).

Nada melhor do que aqueles xampus e loções específicas contra piolhos que são vendidos nas farmácias. Além disso, outro grande aliado é o pente fino, que ajuda a remover piolhos e lêndeas. Evite contato com presilhas, escovas, bonés e travesseiros de outra pessoa.

O remédio mais comum é a permetrina. "Na maioria das vezes, o que a gente precisa de uma loção para tratar o couro cabeludo, você vai passar uma loção que precisa ficar umas 6 a 8 horas no couro cabeludo e ser lavada no dia seguinte", conta Brenner.

Na falta de pulgas e carrapatos, aves como a garça, a galinha e o pardal se alimentam de pequenos roedores, peixes e outros insetos, como os cupins. O piolho, então, não deixaria nenhum bicho na saudade. Ele é o único dos três que não tem predador direto", diz.