Como acabar com os cupins da grama?

Perguntado por: epacheco7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os métodos mais eficazes para o controle de cupins são os pesticidas químicos. Mas é bom ter em mente que o controle natural de cupins é mais econômico e sustentável. Um exemplo de controle natural é adicionar matéria orgânica ao solo. Isso acontece porque os cupins costumam atacar em solos pobres em matéria orgânica.

O vinagre pode ser usado no combate ao cupim, desde que a infestação seja detectada logo no início. O produto deve ser dissolvido em uma proporção 1:1, ou seja, em partes iguais de vinagre e de água. A solução mata o cupim de madeira e evita que novos insetos recolonizem a peça.

2º Dica: use vinagre puro ou misturado com água. Separe uma garrafa com spray e borrife no local onde os insetos estão instalados.

O vinagre pode ser usado puro ou diluído em água, numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água). Ele mata os cupins e previne a chegada de outros para recolonizar o local. Uma dica é fazer aplicações repetidas.

A aplicação é bem simples. Basta colocar o vinagre puro ou a mistura com água em um pulverizador e borrifar onde os cupins estiverem.

A construção é tão sólida na parte externa que alguns cupinzeiros se mantêm por até 80 anos!

Use algodão no combate aos cupins
Recomenda-se misturar 100 ml de água e quatro colheres de sopa de sal. Umedeça cada bolinha de algodão com a mistura de água e sal. Esta receita servirá para atrair os cupins até algodão e a água com sal irá agir como uma forma de desidratar o inseto.

Além da aplicação em edificações a barreira química é muito conhecida no setor canavieiro nacional. É realizado mediante a aplicação de calda de inseticida sobre os toletes distribuídos no sulco de plantio, atingindo as bordas dos sulcos abertos e cobrindo os toletes com o solo tratado com inseticida.

A rainha dos cupins é uma fêmea fértil que pode viver de 25 a 50 anos, e têm a capacidade de colocar até três milhões de ovos por ano, sendo que, quando grávida, seu abdome aumenta atingindo um tamanho enorme.

Ao contrário de outras pragas urbanas, os cupins não são vetores de doenças. Não há com o que se preocupar em relação a isso. Para eliminar os insetos do seu espaço, obtenha o suporte de uma equipe experiente, evitando que haja problemas como tratamentos sem efeito, migração da colônia ou intoxicação.

Dicas para prevenir novas infestações

  1. Mantenha o imóvel seco. Cupins precisam de umidade para se desenvolverem.
  2. Evite armazenar descartes de madeira, troncos ou lenha dentro ou próximos de casa.
  3. Vede janelas, batentes e rachaduras com um selante apropriado.

A melhor forma de identificá-los é observar se existem rastros de terra pelas paredes e pelos cantos. Se houver muitas peças de madeira no local, eles podem deixar rastros até esses objetos.

Estes ninhos podem ser encontrados em sótãos, porões, ou mesmo no interior do solo das imediações das construções. É muito simples distinguir se uma determinada infestação é causada por cupins que nidificam dentro da madeira ou por aqueles que nidificam em ninhos independentes.

Deve ser diluído em uma pequena quantidade de água (pré-mistura), e agitar até formar uma mistura homogênea. Após a homogeneização, complete o volume com o restante de água na dose que foi recomendada na tabela. Utilizar 1 litro de calda para 20m² de superfície.

Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).

2- Querosene: o incendiário
Molhe um pano com o produto e esfregue no móvel que está sendo alvo dos cupins. Perceba que que é um método muito eficaz… para atear fogo na casa e colocar a sua saúde e dos seus pets em risco. O querosene é tão pernicioso para esses insetos, quanto para os humanos.

O vinagre para eliminar os cupins pode ser utilizado com água ou puro. Se quiser usar a água, basta misturar a mesma medida de cada um, por exemplo, um copo de água e o mesmo copo de vinagre. Depois disso, coloque a mistura em um borrifador, agite bem e aplique sobre o local em que os cupins estão.

A diferença está na granulometria, o cupim tem o pó granulado e a broca tem o pó fino. Embora não tenham colônias muito numerosas, um ataque pode causar sérios prejuízos, uma vez que o mesmo, em geral, se é detectado quando as partes internas de uma peça estão em adiantado estado de destruição.