Como acabar com o mofo branco?

Perguntado por: rmachado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Medidas de manejo do mofo-branco

  1. Rotação de culturas com espécies não hospedeiras do fungo;
  2. População de plantas adequada, lembrando que espaçamentos pequenos são mais favoráveis ao mofo-branco;
  3. Tratamento de sementes;
  4. Cultivo sobre a palhada de gramíneas;
  5. Eliminar plantas invasoras que são hospedeiras do fungo;

O mofo branco pode ser identificado a partir do desenvolvimento dos sintomas de infecção. Como explicamos acima, o primeiro sintoma é o aparecimento de lesões encharcadas de coloração castanho-claras.

Vinagre e água sanitária vão te ajudar:
Essa dica é para você que quer aprender a como tirar bolor, afinal, por conter ácido acético na sua composição, o vinagre é um grande aliado na hora de eliminar as manchas de bolor nos cômodos.

A ventilação é peça importante para a prevenção adequada do mofo. Todas as manhãs, quando você se levanta, abra todas as janelas do seu quarto e deixe-as abertas por pelo menos cinco minutos. Não só isso diminuirá o nível de umidade, mas assegurará que o ar fresco substitua o “ar noturno” estagnado.

Como surge o mofo? O mofo precisa de umidade para sobreviver, e ambientes úmidos são os mais suscetíveis ao surgimento de bolor. Os esporos do mofo são responsáveis pela contaminação do ambiente e ficam suspensos no ar, podendo ser inalados pelas vias aéreas, além de contaminar superfícies de móveis e alimentos.

Resumo: O mofo-branco é uma doença altamente destrutiva causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, que ataca espécies como o feijão comum, a soja, o algodão, entre outras.

O mofo nada mais é do que um tipo de fungo que se reproduz através dos esporos — partículas que ficam suspensas no ar e se depositam nas superfícies. Eles se alimentam de materiais orgânicos fazendo a decomposição destes. Atingem móveis, roupas, livros e até a pintura de paredes e tetos.

Segundo o relatório WHO Guidelines for Indoor Air Quality: Dampness and Mould, publicado em 2009 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os efeitos mais notáveis da exposição ao mofo são a intensificação dos sintomas respiratórios, alergias e asma, e o impacto no sistema imunológico.

Pode ser perigoso consumir alimentos com bolor? Sim! O consumo de alguns alimentos com bolor, ou aos quais retiramos o bolor visível, pode tornar-se perigoso pela possível existência de substâncias tóxicas para o ser humano.

Para essa dica, coloque um pouco de vinagre em um pano limpo e esfregue até que o bolor saia da roupa, caso a peça esteja muito mofada o ideal é deixar ela de molho em um balde com água e vinagre por até 20 minutos e depois lavá-la normalmente.

Vinagre de álcool é o mais recomendado para tirar mofo - 20/05/2015. A personal organizer Ana Ziccardi ensina a usar água sanitária diluída e depois vinagre de álcool para tirar o mofo de armários.

Sintomas causados pelo mofo
Ao inalar o mofo, geralmente os pelos na mucosa do nariz servem como barreira, mas caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.

As áreas com bolor produzem alérgenos (substâncias que podem causar uma reação alérgica), irritantes e, às vezes, substâncias tóxicas. Inalar ou tocar os esporos de bolor pode causar uma reação alérgica, como espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas; podem também causar ataques de asma.

O SENHOR Deus deu a Moisés e a Arão as seguintes leis a respeito de mofo nas casas. Essas leis deviam ser obedecidas depois que o povo de Israel tivesse entrado na terra de Canaã, que Deus lhes daria para ser deles.

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

O mofo é um organismo vivo, mais propriamente um fungo que 'gosta' de locais úmidos e com pouca luz solar. Ele existe na natureza em ambientes abertos ou fechados.

A limpeza do guarda-roupa
Uma das formas mais simples de limpar o fungo é usando uma mistura com metade de água limpa e metade de água sanitária. Passe o produto nas superfícies até tirar as manchas e deixe secar completamente.