Como acabar com o mau hálito com bicarbonato?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Para fazer essa receita basta um copo de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture as duas substâncias, deixe que o bicarbonato derreta e então faça o gargarejo por pelo menos 30 segundos. Use sempre que achar necessário, porém, evite a aplicação excessiva.

Fazer bochecho de vinagre de maçã com água ajuda a reduzir o mau hálito!

As pastilhas de Pondicilina possuem ingredientes antissépticos, que combatem o mau hálito causado por microrganismos existentes na cavidade bucal. São recomendadas também para a profilaxia e tratamento das irritações da boca e garganta.

Dicas de saúde

  1. Beba água. Além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito já que este ocorre, em muitos casos, devido à boca estar seca ou com pouca saliva. ...
  2. Escove os dentes. ...
  3. Não "pule" o fio dental. ...
  4. Escove a língua. ...
  5. Cuide da alimentação. ...
  6. A boca não é a única suspeita. ...
  7. Evite café.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.

Os gargarejos feitos com essas substâncias são ótimos para inflamação na garganta porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos. Enquanto os sintomas persistirem, é recomendado que sejam feitos, ao menos, dois gargarejos por dia.

Bicarbonato de sódio e pasta de dente: coloque a pasta de dente na escova e mergulhe no bicarbonato de sódio. Escove durante 2 minutos e depois bocheche com água. Repita o procedimento 3 vezes por semana.

Frutas e vegetais cheios de fibras, como aipo, couve, maçã e cenoura, fazem com que a boca produza mais saliva quando você os come. A fibra desses alimentos também ajuda contra o mau hálito, garantindo a passagem rápida pelo intestino.

Gargarejos com água morna e sal ajudam a melhorar a infecção e acabar com o pus. No caso de sinusite, respirar o vapor da água morna com eucalipto é uma ótima dica para ajudar a expulsar as secreções nasais.

Spray Bucal Kin Fresh é um desodorizante oral que elimina o mau hálito, causado pelo tabaco, álcool, consumo de certos alimentos, etc., proporcionando uma sensação prolongada de frescura.

O cheiro ruim da boca pode ser proveniente da proliferação de bactérias. Isso pode ocorrer tanto nos dentes, com a formação do tártaro ou placa bacteriana, quanto na gengiva, se houver algum tipo de inflamação — o que é conhecido como gengivite.

Suco de limão não combate mau hálito, é mito
Ao contrário do que se pensa, o suco de limão não ajuda a prevenir o mau hálito e, na verdade, a ingestão frequente dessa bebida pode até mesmo ser prejudicial à saúde dos seus dentes, segundo Maurício.

Escolha o creme dental parodontax com sua fórmula de baixa abrasão com bicarbonato de sódio, que remove fisicamente a formação da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva.

No caso do mau hálito, a clorofila da Chlorella exerce um potente efeito antibacteriano que ajuda a neutralizar o mau cheiro na boca.

Quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente e a boca fica seca, uma condição chamada de xerostomia, o mau hálito também costuma ser um achado comum. Isso ocorre porque a saliva ajuda na remoção dos restos alimentares e possui substâncias que inibem a proliferação bacteriana.

As causas mais frequentes do mau hálito estão ligadas a uma higiene bucal malfeita, mas elas podem ser sintomáticas em condições como cáries, inflamação nas amídalas, refluxo gastroesofágico, sinusite, diabetes, problemas no fígado e rins, estresse e uso de determinados medicamentos.

Há apenas duas situações, segundo o dentista, em que o mau hálito pode ser atribuído ao estômago: eructação gástrica, ou arroto, e refluxo gastroesofágico, quando há deficiência no funcionamento da válvula que separa o esôfago do estômago.