Como acabar com o mau cheiro nas axilas e nas roupas?

Perguntado por: rbelchior . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Antes de lavar a peça, aplique vinagre de álcool branco puro, ou Lisoform, ou pinho sol limão nas região das axilas da roupa. Espere agir por 20 minutos e depois coloque na lavadora de roupas normalmente.

Especificamente nas axilas, elas formam uma camada protetora da derme, tornando-a mais resistente as agressões externas provocadas pelo uso de lâminas ou roupas justas de tecido sintético e evitando o risco de irritações e alergias. E tem mais! O bicarbonato de sódio não contribui para a redução da transpiração.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

O principal é controlar o suor.
“Para as axilas, é recomendado procurar o antitranspirante e desodorante. O antitranspirante reduz o suor e com isso, reduz a chances do odor, enquanto o desodorante ajuda a neutralizar o mau cheiro”, indica Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Odaban

Um exemplo de produto antiperspirante de qualidade e eficiente hoje no mercado é o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas. Ele é capaz de tratar os dois problemas, a transpiração excessiva e o mau cheiro produzido pelo suor da região.

Causas. Além da ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios podem alterar o odor da transpiração, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.

Podem sofrer com a doença pessoas estressadas e com distúrbios hormonais. Ainda são afetados pela condição quem come excessivamente alimentos como alho, cebola e pimentas. E há algumas doenças genético-metabólicas que deixam o paciente com predisposição à bromidrose.

Modo de preparo Corte um limão pela metade e coloque o bicarbonato de sódio por cima, fazendo uma mistura entre os ingredientes. A receita também pode ser utilizada durante o banho, passando a pasta na região das axilas por cerca de 5 minutos.

10- Para combater o mau odor nas axilas
Porém, o bicarbonato de sódio pode contribuir também para a resolução deste problema. Para isso, misture 1 colher de bicarbonato com o caldo de meio limão. Durante 7 dias, à noite, passe essa pastinha nas axilas, deixe agir por 15 minutos e depois enxague.

Posso clarear as axilas com limão e bicarbonato de sódio? A dermatologista foi enfática ao esclarecer esta dúvida: a resposta é não! “O uso do limão na pele não é recomendado pois pode causar manchas irreversíveis, além de fitofotodermatose, que são lesões de queimadura de 2º grau”, alerta.

Vinagre e bicarbonato de sódio são grandes aliados no preparo de alimentos, mas também são supereficientes quando o assunto é deixar a casa limpa. Eles neutralizam odores, tiram manchas, limpam rejuntes, removem gordura e muito mais.

Utilize sabonetes antissépticos e desodorantes antitranspirantes para controlar o excesso de suor e manter a pele protegida e seca ao longo do dia. Prefira roupas de algodão e fuja dos sintéticos, principalmente durante a prática de atividades físicas e para dormir.

Álcool. Esfregar álcool nas axilas com o auxílio de um chumaço de algodão é outro método eficiente de eliminar as bactérias que causam o odor desagradável na região. Ele também pode ser borrifado, caso se tenha uma garrafa ou um frasco adequado.

Qual o melhor sabonete antibacteriano para axilas? Sabonete antisséptico com glicerina – O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida.

O Perspirex é um desodorante antitranspirante roll-on, sem perfume, indicado para homens e mulheres que sofrem com hiperidrose e bromidrose. Sua fórmula refinada conta com um ingrediente ativo exclusivo considerado como o mais eficaz no controle e prevenção do suor excessivo e do mau odor.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração.

No uso externo você pode inclusive preparar fórmulas com farelo de aveia ou fubá, para tratar manchas, pele oleosa e até para eliminar o de mau cheiro nas axilas, o famoso "cecê". Neste caso terás que passar o suco do limão no local, diariamente à noite (por 30 ou mais dias).

Aplicada nas axilas logo após o banho, sobre a pele molhada, impede a proliferação das bactérias, mas permite que o corpo elimine o suor de forma natural.

Substituir o amaciante de roupas: Com propriedades antibacterianas e anti calcárias, o bicarbonato pode substituir o amaciante na lavagem de roupas. Basta colocar duas colheres de sopa do produto na máquina de lavar, inclusive para roupas de bebês.

O bicarbonato "técnico" destina-se a produtos domésticos. É fácil e barato de encontrar. O bicarbonato de sódio “alimentar” é usado na culinária e nos cuidados com o corpo. O bicarbonato “oficial” ou “farmacêutico ” é considerado mais puro e destina-se apenas ao uso médico.