Como acabar com o ciúmes simpatia?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Escreva, em papel branco, o nome da pessoa que sente ciúme e coloque dentro de um copo com água. Pingue, por cima, 13 gotas de essência de mirra. A cada gota que cair, diga em voz alta: "Chega de ciúme!", com muita fé. Tampe o copo e deixe no sereno durante uma noite.

O ciúme está intimamente relacionado à inveja, no momento em que ele é capaz de produzir desgosto ou tormento a um indivíduo, principalmente pelo fato dele não possuir algo que pertence a outra pessoa.

O ciúme pode ser considerado patológico quando ultrapassa a barreira da boa convivência. Quando fatos e acontecimentos deixam o indivíduo mais preocupado e até mesmo paranoico.

O ciúme surge como um sinal de alerta, quando acreditamos que algo não está indo bem ou como desejamos. Pode ser um problema real ou estar presente apenas no imaginário. Só que faz parte do nosso instinto querer eliminar toda e qualquer ameaça que nos tornam inseguros, desprotegidos ou em desvantagem.

Quando o ciúme gera problemas
Quando o ciúme passa do ponto aceitável e se torna uma obsessão constante que gera brigas, desconfiança e incômodos frequentes, ele pode se tornar (muito) problemático.

Como pedir desculpas após uma crise de ciúmes

  1. Assuma seu erro. Por mais justificativas que você encontre para defender seu ataque de ciúme, toda crise é resultado do descontrole emocional. ...
  2. Abra seu coração. ...
  3. Busque autoconhecimento.
  • Ciúme normal:
  • Ciúme exagerado:
  • Ciúme obsessivo:
  • Ciúme patológico:

Dosar o que demonstrar ou não em termos de ciúme pode ser, num outro ângulo, uma pitada de amor. Alguns comportamentos podem fazer a pessoa se sentir amada pelo outro; sentir que outro não quer a perda.

Para deixar um rapaz com ciúmes por mensagens de texto, você tem que fazê-lo achar que tem outro cara na parada — mesmo que essa outra pessoa seja só a sua irmã ou um gatinho de estimação! O segredo é ser sutil e dar a impressão de que você está sempre ocupada com alguma coisa.

Ria, sorria ou converse com os outros para deixá-lo com mais ciúmes. Tente sempre ser apresentável ao redor dele. Caso ele pergunte onde você esteve, diga que saiu com um amigo. Isso levantará suspeitas e ele se perguntará com quem você estava.

O ciúme pode ser um sinal de profunda insegurança, e uma auto-estima extremamente baixa, apesar de um pouquinho e de vez em quando poder ser até bom e saudável. Mas lembre-se: um pouquinho e de vez em quando. Em excesso, ele pode prejudicar, causar problemas ou até acabar com qualquer relacionamento.

A raiz do ciúme está no medo. É o medo da perda, o medo de ser enganado, o medo de ser desrespeitado que faz com que as pessoas sintam ciúme de seus parceiros. E, com ele, fiquem inseguros e desconfiados.

Esse sentimento pode se caracterizar por uma dor no peito, um aperto no coração, uma sensação de frio na alma. Pode corroer o corpo, o espírito e manifestar-se em diferentes graus. É tão frequente que constitui uma das principais fontes de inspiração de compositores e escritores.

1Coríntios 13:4-8 NTLH
Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.

Uma pessoa ciumenta e possessiva começa a ter comportamentos e mania de perseguição, como obter as senhas das contas das redes sociais, ver mensagens no celular e no computador, e até ir fisicamente atrás da pessoa para investigar “possíveis casos”. Este é um dos fortes sinais de que algo vai muito mal na relação.

Para os especialistas, o ciúme patológico está relacionado aos Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo. No ciúme patológico as emoções estão desequilibradas tais como: ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingança.

Uma emoção humana comum, passível de acontecer com todos e que frequentemente está associada com insegurança e medo. Sim, estamos falando das crises de ciúme, um conjunto de sentimentos que vem à tona quando algo ameaça a estabilidade ou a qualidade de um relacionamento muito importante, seja ele amoroso ou fraternal.

Abaixo, confira o ranking, dentro do zodíaco, dos signos mais ciumentos:

  • Escorpião.
  • Touro.
  • Leão.
  • Virgem.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

O ciúme origina-se da ansiedade e do medo
Quando um homem sente-se vulnerável: Provavelmente a ansiedade e o medo vão orientar seu sentimento em direção ao ciúme. E uma vez tomado pelo ciúme, ele vai acusar a parceira de tentar atrair e dar preferência ou atenção para outros homens.