Como acabar com o cio do gato com método natural?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Na falta de um remédio para acalmar gatas no cio, muitas pessoas recorrem às conhecidas ervas calmantes. São plantas como o catnip, também conhecido como “erva do gato”, cujas folhas contêm uma substância chamada nepetalactona, que provoca sonolência.

Prevegest Biovet 20 mg
O medicamento permite retardar ou bloquear o cio das cadelas, diminuir e suprimir a hemorragia vulvar. Na Cobasi você encontra o Prevegest Biovet 20 mg com preço especial.

O período de cio pode durar entre 5 e 20 dias e você pode (caso não queira ter mais alguns gatinhos no futuro) trancar portões, janelas e espaços onde gatinhos do sexo oposto podem entrar, pois nesta fase eles estão prontos -e ansiosos- para a reprodução.

Os felinos não têm um ciclo de cio regular. Em outras palavras, tendem a ter durações sazonais, que podem ter intervalos que mudam de acordo com o ambiente. Sendo assim, não existe uma resposta única sobre quanto tempo dura o cio de gato. Mas de modo geral, pode ser um período entre 5 ou 20 dias.

Gatas no cio miam alto e constantemente para tentar atrair o macho para o acasalamento. Elas também podem borrifar os móveis com uma urina de odor forte no intuito de indicar sua disponibilidade para o macho.

Escovar seus pêlos é uma boa pedida! Brinque mais para distraí-la do desconforto do cio; Existe floral para a fase do cio, pode ser uma opção; Massageie a sua gata de leve, pode amenizar os sintomas.

Segundo o médico veterinário Luciano Frozza, os métodos contraceptivos mais utilizados são os injetáveis, a base de progestágenos, “mas para serem eficazes devem ser utilizados a cada seis meses para coibirem o cio”, explica.

Gente, o inibidor de cio é um medicamento muito bom pra evitar que gatas e cachorras fiquem menstruadas. Ele é aplicado em forma de injeção e tem hormônios que bloqueiam o ciclo reprodutivo, pra evitar que elas acabem prenhas de surpresa, né?

O primeiro cio de uma gata acontece quando ela atinge a puberdade, entre os 5 e 10 meses de idade. Essa fase reprodutiva dos gatos, também chamado de ciclo estral geralmente dura de 4 a 5 dias e, a menos que ela engravide, pode vir a ter vários cios com intervalos de 2 a 3 semanas.

Entre 8 e 12 dias, pode ser considerado normal. Caso esse período seja maior, deve ser realizada consulta a um médico veterinário para acompanhamento. Se a gata não ficar prenhe, é mais frequente ter um cio a cada dois meses, mas esse tempo não é fixo, pode se tornar menor ou maior.

Lavanda

Lavanda: como gatos e cachorros têm o olfato muito apurado, ao sentir o cheiro da lavanda, a planta surte um poderoso efeito calmante, deixando seu pet sonolento e desinteressado.

Outras formas de acalmar seu pet
Além do uso do Feliway e do Adaptil existem outras formas de acalmar seus pets. Para gatos, o catnip, ou erva do gato, funciona muito bem, pois relaxa e diverte.

O intervalo entre as aplicações deve ser de 6 meses. Gatas: A administração do produto deve obrigatoriamente ser realizada durante a fase de anestro do animal, ou seja, do 3º à 6º semana após o cio ou do 15º aos 20º dias após o parto. O intervalo entre as aplicações deve ser de 4 meses.

O produto é indicado somente a partir do segundo cio do animal, quando a fêmea já passou da fase de puberdade. Por questões de segurança e eficácia, o produto somente pode ser aplicado durante a fase de anestro do ciclo reprodutivo da fêmea.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas, pois o estresse pode ocasionar o aborto. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, fêmeas em período de cio, animais com infestação de carrapatos ou pulgas e sarna.

As gatas ficam no cio durante o ano inteiro, aproximadamente a cada dois meses, quando não há gestação.

Não existe nenhum anticoncepcional caseiro para gatos. Na verdade, sempre que falamos em saúde e, principalmente, em doenças, o recomendado é procurar um médico-veterinário para que ele receite algo ao animal. Por mais que existam remédios caseiros e eficazes que atravessam gerações, não dá para arriscar.