Como acabar com o bloqueio emocional?

Perguntado por: amarinho5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Como vencer essa barreira?

  1. Liberte emoções através do movimento. ...
  2. Deixe-se sentir suas emoções. ...
  3. Entenda por que você se sente assim. ...
  4. Escreva seus pensamentos e sentimentos. ...
  5. Procure ajuda profissional.

São diversas as consequências que um bloqueio emocional traz para a vida de uma pessoa. Em muitos casos, ela se sente paralisada, sem conseguir avançar em determinados aspectos – como relacionamentos amorosos ou carreira.

Sintomas do bloqueio emocional

  1. Evitar a todo custo pessoas ou situações que exijam traquejo social;
  2. Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas;
  3. Falta de interesse;
  4. Sentir emoções negativas constantemente;
  5. Constante dificuldade para tomar decisões.

COMO SUPERAR UM BLOQUEIO MENTAL

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO.
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE.
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO.
  4. REPROGRAME SUA MENTE.
  5. ACALME SEU AMBIENTE.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

Quais são os principais sintomas do bloqueio emocional?

  1. Evitar situações. ...
  2. Aumento da ansiedade. ...
  3. Falta de interesse. ...
  4. Emoções negativas. ...
  5. Problemas de autoestima. ...
  6. Vivências anteriores. ...
  7. Medo da rejeição.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Confira algumas:

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. Um ponto que pode ser trabalhado e potencializado para superar ressignificar traumas da infância. O objetivo é identificar as emoções relacionadas a experiências negativas e, com isso, desenvolver uma melhor relação própria com o que sente.

Fobia social é um transtorno mental caracterizado pela dificuldade em estabelecer relações sociais, de qualquer natureza. As pessoas com este transtorno evitam situações onde há neceddiade de relacionar-se socialmente com outras pessoas, mesmo que de forma suprficial.

Como livrar a mente do negativismo?

  1. Mude sua maneira de pensar. ...
  2. Substitua um pensamento negativo por um positivo. ...
  3. Diga não ao pessimismo! ...
  4. Não tente controlar e nem resistir aos seus sentimentos. ...
  5. É hora de livrar a mente do negativismo!

A alexitimia aparentemente está associada a várias outras doenças, como esquizofrenia e distúrbios alimentares, talvez porque as emoções normalmente nos levam a cuidar melhor de nossa saúde física e mental.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

A dificuldade em identificar e expressar sentimentos é mais comum do que parece e, existe um termo para isso: alexitimia. A alexitimia pode ser descrita como uma condição relacionado à dificuldade de experimentar, identificar e expressar emoções.

Teste de Trauma e Bloqueio Emocional (da infância ou da vida adulta) O teste de trauma e bloqueio emocional que você irá fazer agora é um primeiro exercício de autoconhecimento para quem sente que tem alguma coisa errada consigo mesma(o). Importante: esse teste não é uma avaliação psicológica, e nem um diagnóstico.

Normalmente, quando começamos pensar que ninguém se interessa pela gente, no fundo, existe uma questão com a gente mesmo. O primeiro passo é olhar para dentro, analisar como está a sua relação com você mesmo, e, se não tiver legal, entender o que pode ser feito para ficar legal.

Causas da sensação de vazio
Ela pode se originar quando você leva uma vida indesejada, como um trabalho que não combina com você, um relacionamento com um parceiro insensível, uma relação instável com familiares, uma personalidade que em nada representa o seu verdadeiro eu, entre outros. Todos nós temos sonhos.

Chorar faz muito bem para saúde mental. Pode ser tanto uma forma de expressão de tristeza quanto de liberação de sentimentos engarrafados. Através do choro, liberamos a tensão acumulada e diminuímos dores emocionais. As lágrimas também lubrificam as pálpebras e os olhos, prevenindo a desidratação das mucosas oculares.

Emoção contida não faz bem ao organismo. Pessoas que tentam abafar a emoção podem ter reações físicas, como alteração da pressão arterial, problemas digestivos. Chorar alivia a dor, a tensão e faz bem.