Como acabar com o barulho no quarto?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos
  1. Vede as janelas e portas. ...
  2. Use plantas. ...
  3. Aposte no piso vinílico. ...
  4. Abuse dos materiais fibrosos. ...
  5. Pinte com tinta para redução de ruído. ...
  6. Tenha uma cabeceira acolchoada. ...
  7. Invista em painéis de drywall nas paredes e teto. ...
  8. Tenha uma boa noite de sono com nossas dicas de isolamento acústico.

Piso vinílico ou laminado
O piso vinílico atua ainda mais como isolante acústico que o laminado, porém ambos são indicados para amenizar barulhos.

Pegue um pouco de papel higiênico.
Você precisará de dois pedaços secos de papel, amassados como duas bolinhas. Os chumaços devem ser grandes o suficiente para preencher o canal auditivo, mas sem apertar. Só use o papel higiênico durante uma emergência, quando não houver outra opção.

A lã é um dos materiais mais eficazes para isolamento acústico. De quebra, ela também oferece ótimo isolamento térmico em construções. Portanto, vale a pena considerar o material se você deseja ter bons resultados tanto para bloquear o som quanto para deixar a casa mais aquecida nos dias frios.

Como se livrar do ruído: insonorização passiva
Os métodos passivos incluem isolamento acústico da casa com painéis especiais de absorção de som nas paredes e no chão — uma escolha trabalhosa e cara, embora eficaz. Para uma opção de proteção passiva mais econômica, experimente tampões de ouvido.

Os materiais considerados bons absorvedores sonoros são, portanto, os leves (pouca massa), moles e porosos. Já os materiais com características de isolantes acústicos são os pesados (muita massa), duros e lisos, como concreto, aço, vidro, chumbo, entre outros.

Se você quer fazer um quarto à prova de som, o ideal é escolher um espaço que não tenha muitas portas ou janelas. Um quarto com muitas portas e janelas pode dificultar o isolamento do som, por isso opte por um espaço com paredes sólidas e sem aberturas desnecessárias.

Como o isolamento acústico é feito
“Para isolamento de paredes e teto, é necessário colocar uma camada do material escolhido (lã de vidro ou espuma, por exemplo), antes de fechar o gesso ou drywall”, explica Ciça.

Se você mora em um condomínio, acione o porteiro na mesma hora, garantindo, assim, uma testemunha. Se você mora em um bairro, pode tentar gravar, em vídeo ou áudio, o momento da importunação e compartilhar com os demais moradores. O mais importante, também, é entrar em contato com o vizinho barulhento na mesma hora.

Se você quer dicas caseiras sobre como fazer o isolamento acústico em apartamento, comece pelo tapete. Isso mesmo, esse item de decoração ajuda a diminuir os barulhos que vêm do vizinho de baixo. O tecido dele pode absorver os sons, por isso quanto mais grosso for, melhor.

Ainda que o acessório seja sua ferramenta contra a insônia, saiba que ele pode fazer mal se usado com frequência. Isso acontece por causa do seu formato, criado para entrar e ficar travado nos ouvidos. Esse movimento pode contribuir para empurrar a cera de ouvido mais internamente.

Coloque a cama no lado do quarto que esteja mais longe de onde o barulho está sendo feito. Quando a parede do quarto de um apartamento for, por exemplo, ao lado da sala do vizinho, a cama deve ficar na parede oposta. Na parede do quarto que está ao lado do barulho, coloque móveis grandes e densos.

O isolamento do ruído aéreo, caracterizado por vozes, trânsito, aviões, construções, fábricas ou música, geralmente é feito com barreiras, como paredes, divisórias, portas ou janelas. Quanto maior o peso ou a massa destes componentes, maior o seu índice de isolamento acústico.

Sim, é possível e muitas vezes recomendado ligar para a polícia para denunciar som alto do vizinho. É importante lembrar que a polícia é responsável por garantir a ordem e a segurança pública, e a perturbação sonora é considerada uma contravenção penal, podendo resultar em multa ou até mesmo em prisão.

4 maneiras infalíveis para lidar com vizinhos barulhentos

  1. Tente resolver os problemas apenas com uma boa conversa. ...
  2. Documente os problemas de ruídos com os vizinhos barulhentos. ...
  3. Faça um segundo pedido por escrito. ...
  4. Exija que o síndico execute as regras de Convenção do Condomínio. ...
  5. Faça valer os seus direitos.

Relate ao síndico ou zelador
Após ter conversado com o vizinho barulhento, se ele ainda continua fazendo muito barulho, uma boa opção é conversar com o síndico/zelador. Assim, ele poderá notificar o morador do apartamento de cima e solicitar que ele reduza os ruídos.

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.