Como acabar com Marimbondo Tatu?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

Art. 29 – Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

“Em caso de cachopas, colmeias de marimbondos e abelhas, que seja acionado o Corpo de Bombeiros via 193 para que seja feita a vistoria e posteriormente a retirada e captura desses animais ou até mesmo o extermínio se for necessário”, explica o Corpo de Bombeiros em nota.

Para a eliminação do enxame, utilizam-se iscas associadas a inseticidas de ação lenta. Os marimbondos são atraídos por carne, peixes, sucos de frutas e xarope de gengibre. Outro método é borrifar o ninho com um inseticida doméstico dissolvido em óleo vegetal.

Inseto da família Pompilidae, do gênero Pepsis, o marimbondo-cavalo é considerado o inseto com a picada mais dolorosa do mundo, segundo a "Escala Schmidt'', que classifica as ferroadas.

Também é importante lembrar que você não pode cortar o local da picada, nunca chupar o veneno, não passar álcool e não tomar leite.

As vespas e marimbondos picam mais de uma vez. Tenha cuidado em não apertar o corpo do animal ao retirá-lo, pois pode ocorrer a injeção de mais veneno. Mesmo se você não tiver reações alérgicas às picadas de inseto, isso pode causar grande desconforto.

São sinais e sintomas comuns: mal-estar, ansiedade, sudorese (suor), prurido local (coceira), náuseas, tremores e vômitos. Nos indivíduos hipersensibilizados podem ocorrer urticária (alergia na pele) e broncoespasmo (dificuldade na respiração devido à contração da musculatura dos brônquios nos pulmões).

À noite, quando os insetos já estiverem retornado para a casa, é o melhor horário para eliminar os ninhos de vespas e marimbondos. Apesar de existirem várias técnicas que ajudam nessa tarefa, a segurança deve estar em primeiro lugar.

O jeito certo. Como você vai ver, em poucos minutos eles consegue destruir completamente a casa de marimbondos no alto de um telhado usando nada mais que uma mangueira de jardim comum. Isso porque é a água que faz todo o serviço, sem precisar que qualquer pessoa se aproxime ou coloque a mão na construção dos insetos.

NINHOS E CASULOS
Quando se trata de marimbondos, formigas e vespas, são construídos ninhos, na maioria das vezes com barro, fibras de troncos ou galhos de madeira morta.

A rainha demora entre 4 a 6 dias, a operária de 1 a 3 dias e zangões de 1 a 3 semanas.

"A lei número 9.605/98 permite apenas que se faça a remoção ou controle de colônias de vespas e marimbondos desde que seja devidamente caracterizado o risco que essas espécies trazem ao homem e desde que expressamente autorizado pela autoridade competente", diz.

Erroneamente considerados como pragas em razão de suas picadas, abelhas, marimbondos e vespas são insetos sinantrópicos de grande importância ecológica por realizarem a polinização de plantas nativas.

Após a retirada do ninho, os marimbondos podem voltar a formá-lo no mesmo local. Para evitar que isso ocorra, produtos com cheiro forte e ação repelente, como os óleos de citronela ou de eucalipto podem dificultar a instalação do novo ninho.

A picada de marimbondo normalmente é muito desconfortável, causando sintomas como dor, inchaço, coceira e vermelhidão intensa no local da ferroada e, nos casos mais graves, falta de ar e inchaço no rosto, que podem indicar reações alérgicas mais sérias.

Muitas das vítimas são alvos de dezenas de ferroadas. Os médicos chineses alegam que 10 picadas deste tipo de marimbondo são suficientes para que uma pessoa tenha que buscar ajuda médica. A toxina dos ferrões também podem provocar choques anafiláticos mesmo em pessoas que não são alérgicas.

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

Deve-se entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental (contato: 3665-4770), ou Corpo de Bombeiros, para fazer a remoção do ninho.